Coronel Sapucaia é um dos municípios mais atingidos
A colheita da safra de soja deve começar em aproximadamente 15 dias e a situação das estradas após as constantes chuvas preocupa o Estado. São 16 municípios em estado de emergência e Coronel Sapucaia já testemunha caminhões atolados em estradas vicinais.
Entre os municípios que decretaram estado de emergência, 8 foram homologados pelo Estado e irão receber recursos para reconstrução de estradas, pois o escoamento da produção é também uma das grandes preocupações do Governo.
Coronel Sapucaia é um dos municípios que apresenta dificuldades nas estradas vicinais quando é atingido pela chuva. Segundo o secretário de agricultura do município, Jairo Horst Martins, a situação está crítica. “A Prefeitura está ciente e fazendo levantamento de erosões e trechos mais danificados. Dentro de 15 dias começa a colheita e todos estão desesperados”, lamenta. De acordo com o secretário, nesta quarta-feira (17) em cerca de 40 minutos choveu mais de 130 milímetros.
Em vídeo enviado para o Jornal Midiamax alguns caminhões já tem dificuldades de passar em estradas vicinais do município. Para se locomoverem, trator do município foi enviado para puxar os veículos. Jairo afirma que o solo no local é muito arenoso e constantemente está sujeito a estas condições.
Segundo informações do Governo do Estado, os 16 municípios que decretaram estado de emergência são Deodápolis, Bataiporã, Japorã, Miranda, Rio Verde, Bataguassu,, Mundo Novo e Amambai, além dos que já foram homologados pelo Governo do Estado, que são Coronel Sapucaia, Tacuru, Eldorado, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Sete Quedas, Iguatemi e Porto Murtinho.