Cotidiano / Economia

Segundo lote da restituição do Imposto de Renda será liberado dia 16

Consulta estará disponível no dia 9

Egina Becker Publicado em 06/07/2018, às 13h30 - Atualizado às 13h42

No site da Receita Federal há um roteiro contendo o passo a passo para os contribuintes prestarem as informações
Foto: Reprodução/Agência Brasil
No site da Receita Federal há um roteiro contendo o passo a passo para os contribuintes prestarem as informações Foto: Reprodução/Agência Brasil - No site da Receita Federal há um roteiro contendo o passo a passo para os contribuintes prestarem as informações Foto: Reprodução/Agência Brasil

A Receita Federal do Brasil disponibilizará aos contribuintes o crédito referente ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda (IR) a partir do dia 16 de julho. Contudo, na próxima segunda-feira (09) já será liberada consulta à lista dos contemplados. Mais de 51 mil pessoas vão receber a restituição direto em suas contas, totalizando R$ 84 milhões restituídos.

A consulta ao extrato da declaração, aos dados e, se for o caso, a regularização da situação cadastral, poderão ser feitos por meio do aplicativo instalado nos tablets ou smartphones, que facilita o acesso ao sistema.

Caso o valor não seja resgatado no prazo de um ano o contribuinte deverá requerê-lo por meio do formulário eletrônico ‘Pedido de Pagamento de Restituição’, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF (Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física).

Se o crédito não for liberado em conta, o usuário deverá contatar pessoalmente uma agência do Banco do Brasil ou fazer agendamento do crédito pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Para saber se a declaração foi liberada, basta acessar o site da Receita Federal (AQUI) ou ligar para o Receitafone no número 146.

Jornal Midiamax