A principal data de faturamento para os motéis, o Dia dos Namorados, ocorre nesta terça-feira e empresários estão na expectativa de um aumento de cerca de 20% nas locações. Em todo o país, de acordo com a Abmotéis (Associação Brasileira de Motéis), a estimativa é que 8 milhões de clientes procurem as instalações de cerca de 5 mil motéis, devido à data comemorativa.

A forma utilizada para atrair casais em tempo de crise proporcionou desde reservas antecipadas ao parcelamento em até três vezes. Parcerias com portais que concedem descontos também são chamarizes para garantir quartos lotado. O resultado dá certo, já que tem até fila de espera.

“O mercado moteleiro vem se reinventando com novas suítes e fachadas, cardápios e equipamentos, que se tornaram essenciais para que os estabelecimentos se diferenciem em um setor altamente competitivo”, declara o presidente da Abmotéis, Eusébio Ribeirinha.

O setor emprega, em média, 50 funcionários por ou quase 250 mil funcionários diretos. Indiretamente empregam mais de 300 mil pessoas, que prestam serviços terceirizados ou são empregados de empresas fornecedoras.

Além disso, estima-se que os motéis hospedem cerca de 100 milhões de pessoas por ano. Os novos motéis, que investem em ambientes com qualidade e serviços de hotelaria vão crescer a uma taxa média anual de 10%.