Sistema será lançado na segunda-feira (19)

O processo de abertura de empresas em Mato Grosso do Sul passará a ser mais rápido e agilizado com a implantação do sistema Digital, que leva todos os procedimentos para o âmbito virtual, sendo realizados pela Internet. O lançamento será realizado pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (19) a Jucems Digital.

O evento contará com a presença do governador Reinaldo Azambuja e o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). Na oportunidade será feita a entrega do certificado do Primeiro Registro Digital ao empresário e ao contador.

Pelo novo método, os empresários sul-mato-grossenses poderão acessar todos os serviços oferecidos pela Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) através da internet, eliminando o deslocamento até os pontos de atendimento e a entrega de documentos físicos, que serão autenticados via certificação digital.

O tempo médio de abertura de empresas, que era de 36 dias, passou para 17 com outras ações já realizadas. Segundo Verruck esta era uma das metas do início do Governo em 2015. O investimento em tecnologia poderá diminuir ainda mais o prazo.

“O que vamos lançar no dia 19 é a abertura de empresa sem que o contador precise sair do seu escritório ou o empresário precisar ir até a Jucems, o que dá agilidade e mais segurança. Esse projeto pioneiro em Mato Grosso do Sul e a ideia é que em todo o Estado o processo de abertura de empresas ocorra todo digital, moderno, seguro e muito mais rápido”, afirma.

O Diretor-Presidente da Jucems, Augusto César de Castro lembra que os processos serão analisados da mesma forma como é hoje, mas com agilidade e sem papelada. “O empresário e o contador vão ganhar tempo, sem ter que ir e vir entre os órgãos, por que tudo será feito e informado pelo sistema on-line, que estará disponível 24 horas por dia”.

Processo de abertura de empresas é agilizada com lançamento da Jucems Digital

Treinamento para contadores

Apesar de o sistema ser de fácil operação, os contadores vinculados ao Conselho Regional de Contabilidade vão passar por uma capacitação para que as mudanças sejam apresentadas de forma clara.  Os treinamentos serão realizados inicialmente em três cidades, sendo dia 26 de fevereiro em e dia 27 em Dourados e Ponta Porã.

No decorrer dos dias serão agendados treinamentos em outras cidades polos de Mato Grosso do Sul para atingir o máximo de contadores habilitados a operar o sistema. Resultado é menos burocracia e mais agilidade do processo de abertura e fechamento de empresas no Estado.

Serviço
Lançamento da Jucems Digital
19 de fevereiro – 14 horas
Auditório da Semagro – bloco 12 dentro do Parque dos Poderes