Pular para o conteúdo
Economia

MS instensifica ações de proteção contra aftosa na fronteira

Objetivo é conseguir selo de estado livre da doença sem a vacinação
Arquivo -

Objetivo é conseguir selo de estado livre da doença sem a vacinação

No próximo mês, recebe o status de país livre de aftosa com vacinação, concedido pela OIE (Organização Mundial da Saúde Animal). Mato Grosso do Sul foi reconhecido como livre da aftosa em 2011 e pretende manter o índice de vacinação de 99% do rebanho para conseguir selo de estado livre da doença sem a vacinação. Atualmente, apenas Santa Catarina tem o status e a previsão é de que em 2023, o país consiga o selo internacional.

De acordo com o presidente da  (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Luciano Chiochetta, o maior desafio para Mato Grosso do Sul é manter a posição para enfim conquistar o status de estado livre de aftosa sem vacinação. Chiochetta alega que o plano para os próximos meses é de fortalecer as ações de proteção na fronteira, não só entre grandes produtores, mas também em aldeias e assentamentos.

“É uma conquista enorme, transmite segurança para o mercado. É uma parceria entre o setor público e o privado, que são os produtores, profissionais da veterinária, todos que estão envolvidos no processo e fazendo seu papel”, afirma o presidente. Em 2019, há a previsão de redução na dose da vacina contra a aftosa, que deve ter sua fórmula alterada e, em 2021, MS pode estar livre da vacinação. Com o quarto maior rebanho do país e a segunda maior produção de carne, o anúncio da OIE deve fortalecer o setor produtivo.

Em evento da (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e da SFA (Superintendência Federal de Agricultura), o Secretário de Estado de Meio Ambiente , Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (), Jaime Verruck, representou o governador do estado Reinaldo Azambuja (PSDB). O secretário afirma que deve haver uma nova metodologia. “Antes, o objetivo era ratificar a doença, fazíamos isso com a vacinação. Agora devemos investir em um fundo emergencial”. Segundo ele, em 2023 será possível con

MS instensifica ações de proteção contra aftosa na fronteira

seguir o selo de país livre de aftosa sem a vacina. 

O presidente da Famasul, Maurício Saito, afirma que MS enfrenta dificuldades particulares devido a fronteira. “Temos fronteira seca, então é mais difícil controlar a doença. Agora temos tranquilidade por causa do índice de 99% de vacinação. Pretendemos manter, mesmo que nossa capacidade esteja acima do recomendado, que é de 80% de vacinação”.

O senador Pedro Chaves (PSC) também esteve presente no evento e comemora a derrubada do veto de refinanciamento de dívidas no Funrural, além do reestabelecimento da redução das contribuições dos empregadores à Previdência de 2,5% para 1,7%. “Derrubamos o veto e foi um ganho muito grande. Agora conseguiremos reduzir 5% do custo da produção rural, é significativo”, afirma.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis

VÍDEO: tamanduá vai parar em bar na noite desta sexta em Campo Grande

Nunes Marques pede vista e suspende julgamento de Palocci no STF

Peña diz que espionagem do Brasil ‘reabre velhas feridas’ da Guerra do Paraguai

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

Jovem até então desaparecida é encontrada em Três Lagoas

Últimas Notícias

Brasil

STF pede que PGR apure abuso em greve de peritos do INSS

Cerca de 10% dos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão em greve parcial

Mundo

Após retaliação da China, Trump diz que sua política não mudará

Em outra postagem, logo em seguida, o presidente americano disse que a China errou ao retaliar

Cotidiano

Amigos fazem vaquinha para ajudar mecânico Leonardo que sofreu grave acidente

Sofreu um grave acidente de moto na Avenida Vitor Meirelles

Polícia

Mulher invade casa com bebê no colo, agride adolescente e bota fogo em roupas de marido

Os policiais encontraram a autora em um bar