Pular para o conteúdo
Economia

Dólar salta quase 2% e vai a R$4,15 com cautela eleitoral e exterior

O dólar inaugurou setembro com alta de quase 2 por cento e foi a 4,15 reais, com a cautela predominando entre os investidores devido ao cenário eleitoral doméstico e às preocupações com a guerra comercial entre Estados Unidos e seus parceiros e a crise na Argentina. O dólar avançou 1,95 por cento nesta segunda-feira, a […]
Arquivo -

O dólar inaugurou setembro com alta de quase 2 por cento e foi a 4,15 reais, com a cautela predominando entre os investidores devido ao cenário eleitoral doméstico e às preocupações com a guerra comercial entre Estados Unidos e seus parceiros e a crise na Argentina.

O dólar avançou 1,95 por cento nesta segunda-feira, a 4,1520 reais na venda, renovando o segundo maior patamar da história, atrás apenas no nível de 4,1655 reais visto em 21 de janeiro de 2016.

A moeda norte-americana já havia fechado agosto com o maior avanço mensal desde setembro de 2015, de 8,46 por cento. O dólar futuro avançava cerca de 2,4 por cento no final da tarde.

“O cenário ainda é incerto, tanto com a guerra comercial quanto com o desfecho das eleições. E ainda há menor liquidez com o feriado dos EUA”, afirmou um profissional da mesa de câmbio de uma corretora local, referindo-se ao Dia do Trabalho norte-americano que manteve os mercados locais fechados, limitando o volume de negócios.

 

Apesar de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter barrado a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência no final de semana, líder em todas as pesquisas de intenção de voto, ele apareceu nas campanhas de rádio e televisão. Para o mercado, isso pode aumentar a transferência de votos dele para seu candidato a vice na chapa, Fernando Haddad.

O TSE mandou suspender a veiculação de propaganda eleitoral que apresente Lula como candidato a presidente e determinou multa de 500 mil reais para cada propaganda veiculada no rádio em caso de descumprimento.

“A maior cautela do mercado hoje é uma grande transferência de votos de Lula para seu (ao que tudo indica) sucessor, Fernando Haddad”, trouxe a H.Commcor Corretora em relatório.

O mercado enxerga que o PT teria menos cuidado com a questão fiscal do país, sem fazer as reformas que considera importante para o ajuste das contas públicas.

Os investidores trabalharam ainda na expectativa de novas pesquisas de intenção de votos: Ibope, na terça-feira e após o fechamento dos mercados, e Datafolha na quinta-feira.

 

Levantamento conhecido nesta sessão, do banco BTG, mostrou que Jair Bolsonaro (PSL) seguia na liderança, mas em segundo lugar apareceu Ciro Gomes (PDT), que ultrapassou Marina Silva (Rede). Geraldo Alckmin (PSDB), candidato que mais agrada ao mercado, continuava patinando.

 

No exterior, os investidores monitoraram ainda a guerra comercial entre Estados Unidos e seus parceiros comerciais. No final de semana, o presidente norte-americano, Donald Trump, disse que o Canadá não era necessário no acordo do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta).

 

Há temores de que a economia mundial seja afetada por essa disputa. A China, que corre o risco de ter novas tarifas sobre 200 bilhões de dólares em produtos pelos Estados Unidos, divulgou que seu crescimento industrial desacelerou para a mínima em 14 meses em agosto, justamente por causa da guerra comercial com os Estados Unidos.

 

Além disso, a Argentina ainda seguia como foco de preocupação. Nesta manhã, o governo anunciou novo imposto sobre exportações para reduzir seu déficit fiscal e a reestruturação dos ministérios para reduzir gastos.

 

O dólar avançava com força ante outras divisas de países emergentes, com destaque para o peso argentino e a lira turca. Ante uma cesta de moedas fortes, o dólar rondava a estabilidade.

 

O Banco Central brasileiro ofertou e vendeu integralmente 10,9 mil swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares, rolando 545 milhões de dólares do total de 9,801 bilhões de dólares que vence em outubro.

 

Se mantiver essa oferta diária e vendê-la até o final do mês, terá feito a rolagem integral.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: incêndio criminoso destrói playground de praça no São Conrado

VÍDEO: ponto de mototáxi pega fogo na Avenida Duque de Caxias

Israel e Irã voltam a trocar ataques aéreos no 5º dia de guerra no Oriente Médio

Carreta destrói guard rail, sai da pista e vai parar em matagal nas margens da BR-163

Notícias mais lidas agora

Investigação aponta que Claudinho Serra recebia propina pelos pais: ‘Levar encomenda’

cpi joão resende frota velha

Na CPI, Consórcio Guaicurus admite que ônibus circulam sem seguro exigido em contrato

ataque onça pantanal 2

Ataque e morte de Jorginho por onça no Pantanal teve motivação; saiba qual

Câmara pressiona governo Lula e aprova urgência para projeto que derruba aumento do IOF

Últimas Notícias

Brasil

Itamaraty reforça alerta para que brasileiros não viajem a Israel

A embaixada brasileira em Tel Aviv emitiu a orientação no início de outubro de 2023

Polícia

Motociclista é preso com 5,7 quilos de cocaína em tanque de veículo na BR-262

Agentes notaram que um homem empurrava a motocicleta no acostamento da rodovia

Esportes

Flamengo supera gols perdidos, bate o Espérance com futebol bonito e assume liderança do grupo

time de Filipe Luís não mudou em relação àquele que os brasileiros já conhecem

Brasil

Prazo para pagar taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho

A inscrição é confirmada após o pagamento