Pular para o conteúdo
Economia

Conab estima queda de 4,1% no volume de grãos da safra 2017/2018

Segundo a Conab, produção de grãos deve ficar em  227,9 milhões de toneladas
Arquivo -

Segundo a , produção de grãos deve ficar em  227,9 milhões de toneladas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou hoje (11) que o volume de grãos da 2017/2018 deverá ser 4,1% menor do que o da última safra. Segundo a Conab, a produção deve ficar em 227,9 milhões de toneladas. Apesar do recuo, calcula-se que a área de plantio seja 1% mais vasta, abrangendo 61 milhões de hectares. Recorde no país, a produção total da safra passada foi de 237,7 milhões de toneladas.

De acordo com a atualização da Conab, a previsão é que o cultivo do milho sofra um declínio expressivo, de 5,6%, passando de 97,8 milhões de toneladas para 92,3 milhões de toneladas. No entanto, o farto estoque do produto deverá trazer ao consumidor estabilidade no preço.

“Isso [a queda na produção de milho] se deu em função do crescimento da área plantada com soja, por causa de uma expectativa de preço melhor no mercado internacional, e uma boa parte – 1 milhão de hectares – migrou do milho para a soja na primeira safra”, esclareceu o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller.

No topo das culturas favoritas dos agricultores brasileiros, ao lado do milho, a soja tende, conforme o estudo, a alcançar uma marca 3,2% inferior à mais recente, caindo de 114,1 milhões de toneladas para 110,4 milhões de toneladas. Segundo o secretário, a preferência pela oleaginosa pode ser justificada pelo fato de seu ciclo de plantação ser mais curto, embora sua janela de lavoura seja mais restrita.

O estudo, elaborado com dados de 17 a 23 de dezembro, também demonstrou que o abastecimento do algodão será o mais abundante, de 1,7 milhão de toneladas, tendo um aumento de 11,4% e ampliação de 11,9% da área de plantio. Os especialistas responsáveis pelo levantamento ressaltaram que o resultado deve-se à escolha de notáveis cultivadores do algodão, como Bahia e Mato Grosso, de destinar à sua semeadura as áreas mais férteis. O algodão deve ocupar 1 milhão de hectares, contra 35 milhões reservados à soja.

Já para o arroz, a companhia espera que a próxima safra resulte em 11,6 milhões de toneladas, ante os 12,3 milhões de toneladas da safra 2016/2017, retração de 5,7%. A diminuição de 2% na produção gaúcha do produto puxou o índice para baixo. O , destacou a Conab, responde por 70% da quantidade de arroz cultivada no .

A previsão apresentada pela companhia incluiu também números para o feijão: a primeira safra deverá ser de 12,7 milhões de toneladas, 9,2% menor em comparação à safra anterior, de 1,4 milhões de toneladas.

La Niña

O superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Aroldo de Oliveira Neto, observou que não há como prognosticar a intensidade dos efeitos do fenômeno La Niña, que geralmente afeta o oeste da ponta sul do país, estendendo-se do Rio Grande do Sul a Mato Grosso do Sul. Fenômeno oceânico-atmosférico, La Niña caracteriza-se pelo resfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. Suas características são opostas às do fenômeno El Niño (aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico).

Aroldo de Oliveira ressaltou, porém, que, de 18 a 24 de janeiro, as chuvas devem ser menos frequentes na região.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Virginia Fonseca se pronuncia após depor na CPI das Bets: “Me senti acolhida”

Governo prorroga prazo de audiência e consulta pública da parceria público-privada do HRMS

De drogas em pote de cosmético a Mounjaro do Paraguai, encomendas dos Correios são apreendidas em Campo Grande

Cia Cisco traz espetáculo inédito a Campo Grande no próximo fim de semana

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

Ex-diretores da Agereg e Agetran confirmam presença na CPI do Consórcio Guaicurus

Últimas Notícias

Economia

Dólar recua 1,32% e fecha a R$ 5,60, no menor nível desde outubro de 2024

O dia foi marcado por uma onda global da queda da moeda americana

Cotidiano

Médico ‘não vê’ cálculo e libera paciente que esperou 12 dias por vaga no Hospital Regional

Segundo familiares, paciente aguardava cirurgia mas foi liberada por cirurgião após médico dizer que tomografia com contraste não apresentou cálculos

Polícia

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

João Vilela foi retirado durante um dos testemunhos a pedido de vítima sobrevivente

Le Blog Maria Antonia

Por dentro do jato de luxo do Catar oferecido ao presidente Donald Trump

Fotos do avião mais luxuoso do mundo, um ‘palácio voador’, que o Qatar deu de presente para Erdogan e que ofereceu agora ao governo americano. Não está claro se o avião passou por alguma alteração interna ou externa. O avião precisará de alterações adicionais para atender aos requisitos de aeronaves presidenciais, informou o The Wall … Continued