A (Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal) prorrogou até 30 de julho o prazo para produtores rurais imunizarem o rebanho contra a . A ampliação do prazo de ção levou em conta o período de inundação Pantanal e a dificuldade de manejo do rebanho no Pantanal.

De acordo com a Agência, mais de 1 milhão de animais já foram movimentados para áreas mais altas em , distante 427 km de Campo Grande. O período de vacinação contra a brucelose também foi prorrogado até 15 de agosto, conforme portaria assinada pelo diretor-presidente do órgão, Luciano Chiocheta, no Diário Oficial do Estado da última quarta-feira (27).

O Sindicato Rural do município, que possui o maior rebanho do Estado com 2 milhões de cabeças de gado, estima que mais de 300 mil animais ainda serão retirados das regiões do Jacaradigo e Nabileque no mês de julho.

“A prorrogação é uma forma de atendermos às normas da Iagro na parte sanitária, diante das dificuldades de reunir o gado com a chegada das águas nas áreas mais ao Sul, onde esperamos uma cheia forte do associada com as inundações do rio Tucavaca (Bolívia)”, disse Luciano Leite.

A estimativa do Governo é que cerca de 21 milhões de animais sejam vacinados em Mato Grosso do Sul. A prorrogação do prazo atende pedido do sindicato rural do município e da Famasul (federação da e Pecuária).

*Com informações da assessoria