Pular para o conteúdo
Economia

A 23ª edição da Showtec acontece em Maracaju com foco na sustentabilidade

Evento tem entrada gratuita e vai até dia 19
Arquivo -

Evento tem entrada gratuita e vai até dia 19

Considerada uma das maiores feiras de tecnologia do agronegócio e o evento que abre o calendário nacional do setor, a Showtec 2018 iniciou-se nesta quarta-feira (17) e segue até a próxima sexta-feira (19), em , a 162 quilômetros de . A 23ª edição da feira, que tem previsão de 16 mil participantes, tem como tema a sustentabilidade e pretende compensar a emissão de carbono.

O evento, com entrada gratuita, é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul). Além disso, a feira tem patrocínio do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e conta com o apoio do Sicredi, Agrisus e Prefeitura Municipal de Maracaju.

De acordo com a organização,a feira conta com cerca de 120 stands, entre eles, empresas de tecnologia voltadas à agricultura, com maquinários e equipamentos, além de instituições financeiras e de pesquisa. Haverá também palestras com painéis de pesquisas e sistemas sustentáveis de produção.

Diversas autoridades participaram do primeiro dia do evento, como os deputados federais Tereza Cristina (DEM) e (PSDB), diversos deputados estaduais e o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), que está de férias.

Para o governador, a Fundação MS contribui na produção do Estado. “A Fundação MS cumpre papel importantíssimo na estabilidade produtiva de todo o Mato Grosso do Sul”, afirma. Segundo ele, os resultados de pesquisas e novas tecnologias que saem daqui através de parcerias com a Embrapa e outras associações “tem levado o produtor à estabilidade na sua produção”.

Azambuja ressalta que o Estado deve ter a maior safra da história, o que dá a Mato Grosso do Sul o segundo recorde consecutivo. Além disso, ainda conforme o governador, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) apontou que o Estado é um dos únicos no País a ter aumento na área plantada e na produtividade. “Isso ocorre devido aos avanços tecnológicos e pelas difusão dos trabalhos da Fundação MS”, reforça.

Eficiência

O presidente da Fundação MS, Luciano Mendes, ressaltou a eficiência local ao comparar dados de Mato Grosso do Sul e do Brasil. “Nos últimos 40 anos a área plantada do país cresceu 54% e produtividade 300%. No estado, a área aumentou 2% nos últimos 30 anos, mas com aumento de produtividade 20%. Esse resultado é fruto não somente das pesquisas, mas das empresas que geram produtos e serviços”, detalha.

Ele citou também o crescente investimento em produção tecnológica e sustentável feito pelos produtores rurais. “O desafio agora é ir além, diante da demanda crescente por alimentos. O desafio é produzir cada vez mais, com menos”, pontua.

A 23ª edição da Showtec acontece em Maracaju com foco na sustentabilidade

Carbono zero

Um dos focos da Showtec 2018 é a sustentabilidade da produção e a própria feira toma atitudes neste sentido. O impacto ambiental gerado pelo evento com a emissão de carbono, será compensado com plantio de árvores.

Em relação ao tema, Maurício Saito salientou que a pesquisa da Emprepa Pantanal que apontava que 86% da mata nativa do Pantanal estava preservada, foi confirmada por dados da Nasa. “Nosso pantanal tem 86% da vegetação nativa preservada e isto graças ao cuidado do homem pantaneiro”, defende.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Alems finaliza primeiro semestre com aprovação de 92 projetos e rejeição de outros 55

fina estampa novela

Globo anuncia nova reprise da novela Fina Estampa; saiba os detalhes

tereza cristina carne senado eua missão trump

Nelsinho e Tereza podem ir aos EUA pedir maior prazo para o tarifaço de Trump

ccrs

Concessionária MSVia tem 25 vagas abertas para equipes de atuação na BR-163 no Estado

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

Deputados finalizam semestre com aprovação do Refis do TCE-MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Correios analisou descontos de mais de 2 milhões de beneficiários do INSS

Atendimentos dos Correios começaram no dia 30 de maio

Polícia

Câmeras identificam homem armado no centro de Campo Grande e GCM prende suspeito

Homem alegou que encontrou a arma em uma caçamba

Emprego e Concurso

Empretec: Sebrae abre nova turma de curso destinado a quem quer ser empreendedor

Curso tem carga horária de 60 horas, com aulas das 8h às 18h

Cotidiano

Conselho de consumidores de energia denuncia cortes na Aneel e teme desequilíbrio no setor

Para entidade, problemas na Aneel colocam em risco o equilíbrio do setor de energia elétrica e a proteção dos consumidores