Procura ainda está abaixo das expectativas

Uma semana antes do , comemorado no próximo domingo (14 de maio),  as fachadas do comércio da Capital não mostram muito otimismo para a data, que de acordo com alguns lojistas seria o ‘primeiro Natal' do ano para o setor, pois, historicamente, só perde em vendas para as festas de fim de ano. Mas no interior das lojas, a conversa é outra, a expectativa é que próximo à data as vendas aumentem.

Para Mayson Ponce, 31 anos, gerente da Passaletti Modas, a expectativa é grande pois a data é de grande importância. A opção da empresa, segundo ele, foi apostar na divulgação da coleção outono/inverno e fugir da fachada óbvia do Dia das Mães.

“Os lojistas apostam na divulgação da data, nós quisemos fugir do comum nessa época e apostamos na coleção, mas o estoque para o público feminino está abastecido para atender a data e a procura. É uma data que vende bastante, é o nosso ‘primeiro dezembro'. Investimos em promoções e divulgação nas redes sociais da loja”, disse.

O gerente da Seller Magazine, Aderson Oliveira de Souza, 55 anos, afirma que por enquanto a procura está abaixo do esperado, mas que brasileiro “deixa para última hora” então a expectativa é de que aumente durante a semana.

“Está calmo ainda. Bem abaixo da expectativa, mas a procura sempre aumenta mesmo na última semana, principalmente faltando poucos dias para a data. A gente investiu na fachada, nas promoções, no estoque e estamos esperando o maior movimento agora na semana que entra”, contou.

Pesquisa

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Fecomércio-MS, feita em parceria com o Sebrae-MS, aponta que o consumidor está procurando não só por preço bom, mas qualidade no produto e no atendimento na hora de finalizar a compara para o Dia das Mães.

De acordo com a pesquisa, o comércio de MS receberá um subsidio de R$ 70 milhões para o período, 13% a mais que em 2016. E que a média de gasto do cidadão aumentou cerca de R$5 reais, se comparado ao ano anterior.

O instituto está otimista para a data. “Estamos com expectativas mais otimistas, como aquelas refletidas no Índice de Confiança do Empresário do Comércio, o ICEC, que neste ano tem alcançado patamares elevados. Isso demonstra indícios de uma possível recuperação da economia. Diante dessas tendências, tanto para o Dia das Mães, quanto do ICEC, pode haver repercussões sobre a geração de empregos”, explica Edilson Araújo, presidente do Sistema Fecomércio-MS.