Pular para o conteúdo
Economia

Receita diz que 360 empresas de médio porte anteciparam adesão ao eSocial

 14 mil empresas na primeira etapa
Arquivo -

 14 mil empresas na primeira etapa

Em dezembro, 360 empresas de médio porte anteciparam a adesão ao eSocial, de acordo com a Receita Federal. No dia 8 de janeiro começa oficialmente a implantação do sistema e a adesão passa a ser obrigatória para 14 mil empresas na primeira etapa.Receita diz que 360 empresas de médio porte anteciparam adesão ao eSocial

Segundo a Receita, todas as empresas que pediram antecipação, feita entre 4 e 20 de dezembro, integram grupos econômicos maiores, incluídos na primeira etapa do programa, ou seja, obrigados a adotar o eSocial até janeiro.

“O principal objetivo da antecipação é possibilitar um mesmo sistema de controle dos eventos trabalhistas para todas as empresas do conglomerado”, informou a Receita.

No total, as 14 mil empresas com adesão obrigatória ao eSocial em janeiro têm15 milhões de trabalhadores, um terço do total do país.

Prazos

No fim de novembro, a Receita Federal anunciou o cronograma de implantação do eSocial. A partir de janeiro de 2018, o sistema é obrigatório para entidades empresariais com faturamento no ano de 2016 acima de R$ 78 milhões. A segunda etapa terá início em 16 de julho de 2018 e abrangerá os demais empregadores, incluindo micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEIs). No caso dos entes públicos, o sistema será implantado a partir de 14 de janeiro de 2019.

As empresas que descumprirem o prazo estarão sujeitas a penalidades e multa. De acordo com a assessoria especial para o eSocial, o sistema está pronto para implantação. A adoção da adesão por fases é apenas uma forma de facilitar a adaptação das empresas.

Segundo a Receita, a expectativa é que o prazo seja cumprido. “É importante salientar que as empresas não precisam começar a transmitir seus eventos trabalhistas, dados cadastrais e tabelas no primeiro dia. O prazo para que os cadastros do empregador e as tabelas de rubricas estejam no eSocial só vence no final de fevereiro, ou seja, a empresa pode ir ajustando seus sistemas e transmitindo para a Base Nacional quando estiver com tudo ajustado”, informou o Fisco.

eSocial

O Sistema de Escrituração Digital das Operações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, batizado de eSocial, foi criado para desburocratizar e facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores, de forma a simplificar a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Com o sistema, o governo pretende reduzir custos e tempo da área contábil das empresas na hora de executar 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

Com as informações coletadas por cerca de 8 milhões de empresas, será criado um banco de dados único, administrado pelo governo, abrangendo 18 milhões de empregadores e 44 milhões de trabalhadores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
detran

‘Vamos poder negociar’: autoescolas aprovam fim da obrigatoriedade de aulas práticas

Motorista ‘fura’ preferencial e provoca acidente com dois carros e capotamento em Campo Grande

pac seleções

União define ações para execução das obras do Novo PAC em MS

feira do coopharadio

Tradição na cidade, feira de bairro vai sortear surpresas para os papais presentes

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Prefeita anuncia mais cortes de gastos em secretarias de Campo Grande

Empreendedorismo: Dakila quer alavancar os negócios na antiga rodoviária de Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Entenda o que é a Lei Magnitsky, sanções impostas ao ministro Alexandre de Moraes

Lei é usada para punir autoridades acusadas de violar os direitos humanos, entre outros

Brasil

Trump sanciona Moraes com Lei Magnitsky

Ministro do STF é a primeira autoridade de um país democrático a ser enquadrado na lei estadunidense

MidiaMAIS

‘Partiu, maternidade’: impedida de virar bife, vaca Fumaça dá à luz em MS após ensaio ‘casprima’

Dias antes de parir, Fumaça fez uma sessão de fotos (daquelas de grávida) ao lado das amigas e primas vacas que vivem no mesmo sítio

Política

Cônsul da China diz que pode investir em infraestrutura e tecnologia em Ponta Porã

Chineses têm interesse na Rota Bioceânica, que vai passar por Ponta Porã