Pular para o conteúdo
Economia

Pecuaristas temem caos no setor com escândalo da ‘carne podre’ da JBS

Empresa compraria 80% da produção em MS
Arquivo -

Empresa compraria 80% da produção em MS

Um dos alvos da Operação “Carne Fraca”, deflagrada hoje pela Polícia Federal nesta sexta-feira (17), o frigorífico JBS Friboi compra 80% da carne produzida pela pecuária, um dos setores mais fortes da economia de Mato Grosso do Sul. A informação é do presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de MS), Jonatan Barbosa. De acordo com ele, a suspeita da PF de que  empresa venda carne estragada, depois de maquiar o produto com ácido, deixou todo o setor bastante apreensivo. “Se a JBS fechar, não tem para quem vender”, resumiu. A reportagem apurou que o primeiro prejuízo já chegou ao Estado: a empresa suspendeu o patrocínio que daria à Expogrande, tradicional festa do setor rural no Estado, que começa no dia 30 deste mês.

Ao comentar os possíveis impactos para o Estado, que considera evidentes, Barbosa avaliou que nos últimos anos foi permitido um “equívoco”, com o grupo JBS concentrando o comando das plantas industriais, comprando outras unidades e, até,provocando o fechamento de outras. Ao todo, são 22 plantas  da multinacional no Estado, em 9 cidades.

Dada a envergadura da operação hoje, considerada a maior já feita pela Polícia Federal, Jonatan vê riscos iminentes para o setor. “Eles têm o domínio no Brasil e na América Latina”, citou.   

A situação envolve, conforme Jonatam, não apenas a carne bovina, mas também de frango e suína. Além disso, a agricultura também pode ser afetada,pois fornece insumos para a produção de carne,lembra o dirigente.

Jonatan cita que os riscos não são apenas para os produtores, mas também para o Governo.Ele lembrou que Mato Grosso do Sul já acumula perdas com a redução drástica na compra de gás da Bolívia, que tirou R$ 900 milhões de ICMS desde novembro de 2015. ” Um problema com o JBS também pode afetar a arrecadação”, afirma.

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) foi procurada mais ainda não se manifestou. A Acrissul representa em torno de 4 mil produtores.

Além do grupo JBS, o BRF, dono das marcas Sadia e Perdigão, também está envolvida no escândalo.

Problema nacional

Os riscos já haviam sido alertados, hoje, pelo presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro. Em entrevista à Agência Brasil, ele avaliou que a imagem do Brasil no estrangeiro vai ser muito afetada, de forma negativa, pelo resultado das investigações da Polícia Federal.

Castro revelou que vê com preocupação a situação, “porque o Brasil demorou muito tempo para consolidar sua participação no mercado internacional e hoje é um dos grandes exportadores de carne. Então, com isso, a imagem do país, vai ser muito afetada”.

Ele esclareceu que como a exportação de carne não é bolsa de mercadorias mas mercado físico, “oferta e demanda”, o país vai enfrentar eventuais cancelamentos e possíveis reduções de preços. Disse que o cenário só não será pior porque nos Estados Unidos, que são o maior exportador de carne de frango hoje, apareceu mais um caso de gripe aviária. “Mas, infelizmente, nós vamos sentir o impacto negativo aqui”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
siso

Paciente aguarda vaga em hospital de Campo Grande após sofrer complicações de extração do siso

VÍDEO: Casa fica destruída após incêndio no Colibri em Campo Grande

Decisão de Fux é a mais centrada, diz Mochi sobre divergência no STF

Oposição vai à Câmara, mas Hugo Motta proíbe reunião durante recesso

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Ator de Duro de Matar, Bruce Willis não consegue mais falar, ler ou andar; entenda

Últimas Notícias

Transparência

Ministério da Saúde autoriza R$ 98,1 mil para compra de testes de gravidez em MS

Repasses aos municípios são para ampliar o acesso ao diagnóstico da gravidez

Famosos

A celebridade a qual Leo Dias se arrepende amargamente de ter dado fama

Jornalista confessou arrependimento sobre destaque que deu para mulher que hoje é muito famosa

Polícia

Homem morre durante cirurgia de hemorroida em hospital de Campo Grande

Paciente começou a passar mal quando foi anestesiado

Famosos

Com pai no Presídio Federal de Campo Grande, Oruam tem prisão preventiva decretada

Oruam é filho de Marcinho VP, um dos chefes históricos do Comando Vermelho