Pular para o conteúdo
Economia

Fora de investigação, frigorífico que serviu Blairo sentiu efeitos negativos

Carne é de empresa de Rochedo
Arquivo -

Carne é de empresa de Rochedo

A carne servida a Blairo Maggi durante o almoço desta quinta-feira (30) na churrascaria Bezerro de Ouro, em Campo Grande, veio de perto. De Rochedo, município 81 quilômetros distante da capital, onde fica a matriz do frigorífico Naturafrig, fornecedor de carne do restaurante. O proprietário da empresa, Sérgio Capuci, ficou surpreso ao saber do fato e conta que pecuaristas estão cautelosos.

Apesar de a empresa não estar entre as investigadas, o empresário diz que a repercussão da Operação Carne fraca afetou todo o setor, “do grande, que sentiu mais, ao pequeno” e fala que o pecuarista aguarda o desenrolar dos fatos com reserva. “O fazendeiro está meio cauteloso. Ele não está com pressa de vender seu rebanho. Está segurando até o mercado normalizar”, observa.

Segundo ele, desde a divulgação das informações da operação, houve uma diminuição do consumo, ao passo que o abate também diminuiu,  o que está garantindo um equilíbrio de mercado. “Se houver uma corrida dos fazendeiros para entregar o rebanho, vai haver desequilíbrio”, explica. O frigorífico compra bois de pecuaristas que estão em um raio de 300 km da unidade.

O empresário afirma que o fato de a JBS ter interrompido o abate em 5 plantas no estado, na semana passada, não reverteu a produção para os outros frigoríficos. “Não é o que estamos percebendo. Nos primeiros dias após a Operação, observamos uma diminuição de 15 a 20% no número de cabeças abatidas”, relata.

“Mato Grosso do Sul tem um rebanho excelente. Os padrões de qualidade dos frigoríficos são iguais. Obedecemos às normas do Ministério da Agricultura. Então não é melhor, nem pior. O JBS está sofrendo mais porque, pelo tamanho deles, estavam em evidência.”

“Todo setor da carne, sentiu a repercussão da operação. Desde o maior, que sofreu mais, ao menor. Se os exportadores, que foram os que mais sentiram, focarem no mercado interno, vai prejudicar os que já trabalhavam no mercado interno”, conclui.

Para o empresário, a carne do é excelente e o produto do estado é “um dos melhores, senão o melhor, do Brasil. O Brasil tem uma qualidade muito boa. Nosso serviço de inspeção é muito bom. A indústria percebeu que tem de manter um controle de qualidade, pois só tem a ganhar com isso”, observa Capuci.

O almoço

Com lugares reservados, cerca de 60 pessoas almoçaram na companhia do ministro Blairo Maggi, que veio a Campo Grande para a inauguração do Laboratório Multiusuário de Biossegurança para a Pecuária (Biopec) da Embrapa Gado de Corte.

De acordo com o gerente da churrascaria Bezerro de Ouro, Roberto Carlos Piovesani, os cortes tradicionais, como picanha, foram oferecidos ao ministro e comitiva. “O movimento foi um pouco maior que o de uma quinta-feira normal, mas sempre estamos preparados com uma reserva de carne”, explica

Antes do almoço, o ministro deu ênfase a qualidade da carne sul-mato-grossense, que de acordo com ele, “é de excelente qualidade”. Blairo, que é do Estado de Mato Grosso, ainda brincou. “Vamos ver se a carne daqui é melhor que a de ”, declarou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
casa da mulher brasileira

Grupo técnico criado após feminicídio de Vanessa já instaurou 3 mil inquéritos em Campo Grande

Fórum de Suinocultura acontece nesta terça-feira na EXPOAGRO 2025

ônibus

‘Uma porquice’: Campo-grandenses reagem à falta de limpeza constante dos ônibus do Consórcio

coletor de lixo solurb

É errado? Atitude de coletor de lixo deixa morador constrangido e Solurb se manifesta

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

VÍDEO: PMMS investiga militar que participou de ‘meme’ em página famosa usando farda

ônibus

‘Uma porquice’: Campo-grandenses reagem à falta de limpeza constante dos ônibus do Consórcio

Sofisticação: Especialistas em furtos de apartamentos de luxo viajavam a cada 10 dias para cometer crimes

Últimas Notícias

Cotidiano

Estudantes do Pantanal voltam às aulas após meses sem transporte escolar

Além de impedir o acesso às escolas rurais, a precariedade da estrada no Pantanal do Nabileque também dificultava o tráfego de caminhões

Transparência

Com anúncio de voos comerciais, aeroporto de Dourados aguarda homologação da Anac

Prefeitura conclui etapas e nova vistoria e espera liberação

Famosos

Lucas Rangel e Lucas Bley anunciam gestação do primeiro filho: ‘Alegria’

Juntos há quatro anos, Lucas Rangel e Lucas Bley pegaram os fãs de surpresa ao anunciarem a gestação do primeiro filho; confira

Transparência

MPF arquiva investigação criminal sobre ação da PM em protesto indígena em Dourados

Contudo, ainda segue em curso apuração cível sobre possíveis violações de direitos fundamentais das comunidades indígenas