Pular para o conteúdo
Economia

Europa sinaliza suspender importação de carne do Brasil e preocupa MS

Presidente a Acrissul disse que produtor está estressado
Arquivo -

Presidente a disse que produtor está estressado

A União Europeia concluiu uma auditoria na carne importada do Brasil e descobriu, afirma reportagem do Estadão, publicada nesta terça-feira (13), mais de uma centena de casos de contaminação e reclamou de que o governo brasileiro não teria cumprido promessas feitas após a Operação Carne Fraca.

Segundo a reportagem do Estadão, a auditoria foi apresentada ontem, segunda-feira (11), ao ministro da agricultura e pecuária, Blairo Maggi (PR-MT), em uma reunião em Luxemburgo, e teria sido realizada no último mês de maio em alguns frigoríficos do país, que não foram divulgados.Europa sinaliza suspender importação de carne do Brasil e preocupa MS

Os auditores europeus encaminharam uma carta a Maggi, na qual reclamam que autoridades brasileiras não teriam implementado algumas medidas de controle sanitário após a deflagração da Operação Carne Fraca, o que ‘minava a confiança’ e ‘colocava em dúvidas a credibilidade do sistema de controle’ da carne produzida no Brasil.

Na carta obtida pelo Estadão, autoridades da União Europeia querem o fim da exportação brasileira de carne de cavalo, e exigem que nenhum novo frigorífico entre na lista de exportadores de frango e carne bovina.

Além disso, os europeus prometem exigir de exportadores brasileiros teste microbiais em 100% da carne comercializada e vao acompanhar a certificação de saúde de todos os containers antes do embarque do produto.

Uma nova auditoria será enviada ao Brasil em seis meses, e solicita ao governo Federal que apresente um plano de ação para recuperar a credibilidade do mercado europeu. Eles também querem a apresentação de relatórios regulares sobre o que tem sido feito neste sentido.

“Se a evolução da situação assim exigir, serei obrigado a considerar novas medidas de seguran. Peço que tomem todas as medidas necessárias para restabelecer a confiança no Brasil”, disse na carta o comissário de Saúde da Europa, Vytenis Andriukaitis.

Estresse

O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) Jonatan Barbosa, afirmou à reportagem que ainda não havia se inteirado do assunto, salientou que os produtores e frigoríficos do Estado cumpre todas as normas exiges pelos mercados estrangeiros.

“Nossa carne é muito perseguida, pecuarista já está estressado. Primeiro a (Operação) Carne Fraca, depois o Funrural, a JBS (delações) JBS e agora mais essa. É uma transição complicada, temos que reagir”, frisou Barbosa, que revelou que o mercado europeu tem preferência pela carne importada de Mato Grosso do Sul, em função da qualidade do produto e dos sistemas de controle sanitário. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano