Pular para o conteúdo
Economia

Em crise, shopping vai transformar hipermercado em centro de eventos

Espaço será aberto a shows até festas de formatura
Arquivo -

Espaço será aberto a shows até festas de formatura

Para enfrentar a recessão e tentar atrair público, o plano do Shopping Bosque dos Ipês, em , é abrir espaço para shows, espetáculos e até festas de formaturas no local onde funcionou o supermercado Walmart. Em um cenário onde há poucos clientes e muitas lojas vagas, a estratégia de expandir interesses voltados ao lazer ocorre em meio à instabilidade do varejo. que acarretou no fechamento de pelo menos duas lojas desde o início do ano.

O Walmart  encerrou as atividades do Bosque dos Ipês no fim de 2015. À época, a rede anunciou que o fechamento fazia parte do plano de reestruturação do grupo norte-americano. Desde então o espaço – o maior do centro comercial – está vago, e segundo Adriana Flores, superintendente do shopping, em um período de crise, quanto maior a diversidade do mix de lojas e serviços, maior será a resiliência do centro de compras. Segundo ela, já há eventos marcados: em fevereiro o espaço vai receber o show do grupo Cúmplices de um Resgate, e em março está previsto a Expo Noivas.

Ao longo do ano, o shopping não se restringiu ao varejo, e inaugurou opções em serviços com atendimento dos serviços públicos, como também uma clínica odontológica e escolas de dança e judô.

A superintendente do centro de compras destacou que a maior parte dos espaços ociosos eram ocupados por lojistas de pequeno e médio porte. Com a chegada da crise, avalia, não resistiram à baixa movimentação e acabaram desistindo do negócio. Além do Walmart, outras grandes marcam encerraram suas atividades no shopping desde que ele foi aberto, como a rede C&A, além de lojas do segmento de alimentação. Dos 167 espaços de área locada ocupados quando o prédio foi inaugurado, o número caiu para 149.

Apesar do cenário pouco animador, Adriana disse acreditar em uma melhora a partir do segundo semestre de 2017 com a abertura de 20 a 30 negócios no mix do shopping, e afirmou não descartar o retorno de um novo hipermercado. “Há investidores e estamos articulando.O top prioridades é fazer a reposição do Walmart com outro hipermercado, mas é um negócio complexo, ele não é tão rápido”, disse.

Pouco movimento

O Shopping Bosque dos Ipês foi inaugurado em 2013, e ainda está em sua fase de maturação, que é o período necessário para o aumento do fluxo de pessoas, ou seja, engrenar. Apesar de ainda estar no tempo hábil para sua consolidação, a tendência nacional do mercado aponta que nos shoppings abertos até 2012, o número de lojas fechadas não chega a 10%, cenário bem mais animador em relação aos ‘novatos’.

 O mercado indica ainda que, o tempo que os centros de compras levam para se consolidar no mercado depende de fatores como a localização, investimento e até a capacidade que os lojistas têm para atrair a clientela. Zonas mais movimentadas e com um comércio já estabelecido levam um tempo menor.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher morre após ser atingida por explosão com álcool em Nova Alvorada do Sul

Moreninha IV reelege presidente do Bairro em votação com 280 eleitores neste domingo

Dourados adere ao movimento pró-Bolsonaro e manifestantes pedem “fora Moraes”

Crianças que presenciaram feminicídio devem permanecer com a tia em Corumbá

Notícias mais lidas agora

21º feminicídio em MS: Marido mata esposa na frente dos 5 filhos em Corumbá

Com bandeira do Brasil e dos EUA, bolsonaristas protestam por anistia e contra o STF

VÍDEO mostra amigos sendo arremessados após atropelamento em faixa de pedestre na Av. Ernesto Geisel 

Festival Bonito CineSur encerra 3ª edição com premiação de vencedores

Últimas Notícias

Trânsito

Familiares e amigos se despedem de assessor parlamentar atropelado na Av. Ernesto Geisel

O velório começou às 14h, com sepultamento às 16h no Cemitério Jardim da Paz

Política

Em MS, racha no PL marca protestos por anistia com adesivos de ‘Fora Azambuja’

Deputado federal chegou a ser barrado em trio elétrico, e após conseguir subir, criticou aliança com PSDB em 2024

Polícia

Jovem é alvo de atentado a tiros na Nhanhá, em Campo Grande

Cápsulas deflagradas foram recolhidas por moradores

Política

Bolsonaro participa de ato em Dourados pela anistia por videochamada

Ainda não se sabe quais os reflexos da participação do ex-presidente diante da proibição de uso das redes sociais