De olho no FGTS, trabalhadores já lotam agências bancárias em Campo Grande
Muitos não sabem se ou quanto tem para sacar
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Muitos não sabem se ou quanto tem para sacar
A data em que os saques das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) poderão ser realizados ainda é incerta. O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, diz que as solicitações de saque devem começar a partir desta terça-feira (14), já a Caixa Econômica informa que neste dia será emitido o calendário de saques. Enquanto isso, trabalhadores lotam as agências em busca de informações, pois muitos não conseguem acesso pelo site ou aplicativo.
Funcionário de uma das agências da Caixa Econômica de Campo Grande disse que a procura por informações sobre os saques aumentou muito nos últimos dias e que muitas pessoas estão indo às agências porque não conseguem pelo sistema, devido a congestionamentos. Outra funcionária explicou que nem a própria Caixa está conseguindo acesso e as grandes filas deviam-se àqueles que desejam consultar seus dados. Segundo o funcionário, após a liberação do calendário, o banco abriria inclusive aos sábados para dar conta do atendimento. No entanto nem o Sindicato dos Bancários nem a assessoria do banco confirmam a informação.
Poucos são os trabalhadores que estão a par da sua situação. O comerciário Luiz Bento, 53 anos, é um dos que estão informados sobre a medida. “Tenho um pouco mais de R$ 1.900,00 para receber. Amanhã (14) sai a informação de quando vou poder sacar. Quando receber o dinheiro, vou comprar material escolar para os netos e dar uma reformada no carro”, afirma.
Alguns estão ansiosos para receber o dinheiro. A cabeleireira Silvania de Jesus dos Santos, 31 anos, diz: “Quem não está ansioso? Fui informada que tenho que fazer uma senha e não sei ainda quanto eu tenho para receber, mas quando puder sacar, vou pagar contas”, revela. É o mesmo caso do vendedor Ricardo Panis, 39 anos. “Nossa, estou ansioso, sim! Tenho contas inativas do FGTS, mas ainda não sei o valor. Com o dinheiro vou adiantar algumas mensalidades da escola das crianças”, diz.
Érica Fernanda da Silva, 29 anos, hoje trabalha como autônoma, mas antes de dezembro de 2015 trabalhou com carteira assinada e ficou surpresa ao saber que poderia sacar o FGTS de suas contas inativas. “Não sei quanto tem lá, mas se eu conseguir sacar, vou gastar tudo no shopping”, ri.
A costureira Maria fátima de souza, 35 anos, estava saindo de uma agência da Caixa Econômica com as informações de como proceder para saber sem conta inativa. “Tenho que fazer uma senha do cartão do cidadão”, explicou.
Entenda quem pode e como acessar as contas
As contas inativas são aquelas ligadas à empregos em que as pessoas não tenham recebido os depósitos do empregador, por extinção ou rescisão do contrato de trabalho. A regra irá valer para todos que tenham contas inativas com contrato encerrado até 31/12/2015.
Se você tem contas inativas, há um aplicativo que pode ser acessado na internet. Para consultar, é só ter em mãos o Cartão do Cidadão, emitido nas agências da Caixa Econômica Federal, e uma senha, que é cadastrada no próprio site da o banco.
Para solicitar o Cartão do Cidadão, dirija-se à agência da CAIXA mais próxima ou informe-se por meio do telefone 0800-726-0207, tendo em mão o número do NIS para que o atendimento seja mais rápido. A CAIXA também dispõe de um aplicativo de celular para consulta do FGTS (clique AQUI).
Notícias mais lidas agora
- Motorista morre carbonizado em acidente com carreta na MS-276
- VÍDEO: Campo-grandenses são trolados no Centro em época de compras para o Natal
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é assaltado e ladrão leva R$ 8 mil na Mata do Jacinto
Às autoridades, a vítima informou que o autor do crime estava armado com uma pistola
Gusttavo Lima é internado após desconforto e cancela agenda deste sábado
Gusttavo Lima, aos 35 anos, precisou cancelar o show que tinha agendado para este sábado (21) em São Paulo, após ser levado às pressas a um hospital. O cantor, que faria parte do line-up do festival VillaMix, começou a sentir fortes sintomas de um desconforto gastrointestinal e, apesar de ter recebido atendimento médico inicial, o…
Entregador de aplicativo furta cartão de crédito de cliente na Vila Moreninha II
A Polícia Civil investiga o crime
Homem procura delegacia após ter carro danificado por colisão no Cohafama
O autor da acidente fugiu do local sem deixar nenhuma informação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.