Pular para o conteúdo
Economia

Custo maior anula efeito de safra recorde de soja em MS

Foram 8,4 milhões de toneladas
Arquivo -

Foram 8,4 milhões de toneladas

Os 8,497 milhões de toneladas de soja colhidos em Mato Grosso do Sul durante a 2016/2017 é o novo record do estado para do grão. O montante atingiu a marca de 56,2 sacas de soja por hectare de produtividade. Mas, com o custo no processo de plantio, os produtores saíram com os bolsos vazios.

O resultado já era previsto pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) desde o início do plantio, entretanto, conforme a entidade, a expectativa foi superada. O resultado é 9,1% superior à média de produtividade registrada na safra anterior (2015/2016). Em relação à produção total, a quantidade produzida nesta safra foi 11,8% superior às 7,601 milhões de toneladas colhidas na safra passada.

Segundo o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, mesmo que o Estado seja beneficiado economicamente com os resultados, pois ocasiona maior arrecadação, o processo foi oneroso ao produtor. “No entanto, a situação é muito preocupante. Os números são positivos, mas a safra é muito ruim, péssima, em termos de rentabilidade. Alcançamos a produção de um grande volume de grãos, mas essa produção custou muito, saiu muito cara ao produtor”, afirma, clamando por valorização da commodity. “O agricultor está saindo de bolso vazio desta safra, e isso só vai mudar se os preços pagos pela soja melhorarem”, finaliza.

Entre os municípios sul-mato-grossenses, Maracaju continua à frente da produção da oleaginosa no Estado. Nesta safra 2016/2017, o município colheu 903 mil toneladas do grão, continuando à frente da cidade de , segunda maior produtora, com 669 mil toneladas colhidas. Na safra 2015/2016, Maracaju alcançou volume de 842 mil toneladas e, Ponta Porã, 608 mil toneladas.

Confira o ranking dos cinco principais municípios produtores:

1- Maracaju: produção de 903.118 toneladas e produtividade de 58 sc/ha
2- Ponta Porã: produção de 669.401 toneladas e produtividade de 54,8 sc/ha
3- Sidrolândia: produção de 614.181 toneladas e produtividade de 52,9 sc/ha
4- Dourados: produção de 588.553 toneladas e produtividade de 56,5 sc/ha
5- : produção de 406.468 toneladas e produtividade de 60,5 sc/ha

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Padaria famosa no Taveirópolis é fechada pela Vigilância Sanitária e pega clientes de surpresa 

Natal antecipado? Decoração fora de época em shopping desperta curiosidade em campo-grandenses

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ministério da Saúde investiga dois casos suspeitos de sarampo no Tocantins

prefeita loa 2025 procuradores procuradoria fundo

Servidores da assistência municipal recusam proposta apresentada por prefeitura

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

Agência Brasil

Veja 3 argumentos de Fux ao votar contra medidas ordenadas a Bolsonaro por Moraes

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Anvisa suspende a venda de quatro cosméticos que têm a palavra ‘Hemp’ no rótulo

Últimas Notícias

Famosos

Morre Ozzy Osbourne, vocalista do Black Sabbath, aos 76 anos

Morte foi revelada por família do cantor, nesta terça-feira (22)

Cotidiano

Perdido desde cedo, burro é capturado após caminhar mais de 7 km em Campo Grande

Moradores acionaram a Polícia Militar e uma equipe da CCZ para resgatá-lo

Cotidiano

Vídeo: Fogo em vegetação se espalha e se aproxima de casas em Campo Grande

Incêndio mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros

Brasil

Veja 3 argumentos de Fux ao votar contra medidas ordenadas a Bolsonaro por Moraes

Ministro afirmou que não viu indícios de fuga do ex-presidente e citou sobre medidas cautelares desproporcionais