Pular para o conteúdo
Economia

Crise derruba até a venda de motos, que já foram alternativa ao transporte ruim

Setor registrou queda de 26,5% em 2016.
Arquivo -

Setor registrou queda de 26,5% em 2016.

Nos anos de ouro, entre 2003 e 2013 , as motocicletas eram a principal saída ao transporte público ruim, e em poucos anos viu dobrar a quantidade de motos, atualmente são 125 mil. Mas o preferido de quem queria desistir dos ônibus coletivos foi atingido em cheio pela crise econômica, e até nos principais pontos de venda da cidade comerciantes dizem que tem sido difícil fechar um negócio. O setor registrou queda de 26,5% em 2016.

Campo Grande já foi considera a 4ª Capital com maior frota de motocicletas, eram 67,4 mil domicílios possuem motos de uso particular no ano de 2012, de acordo com pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) da época. Entre 2007 e 2008 Mato Grosso do Sul registrou o maior aumento de sua frota, passou de 222.704 para 258.482. Menos de dez anos depois, a quantidade praticamente dobrou: São 454.759 em circulação.

Apesar do número alto, o meio de transporte que ganhou milhares de adeptos nos anos passados, o cenário hoje é outro. Na avenida , ponto alto da venda de veículos na Capital, as lojas estão cheias de motocicletas, mas com poucos interessados. A situação piorou no ano passado, e chegou a pior marca dos últimos anos, contou o lojista. “Estamos vendendo uma ou duas motos por semana, até novembro do ano passado vendíamos o triplo”.

Para quem presenciou o ponto alto das vendas, o cenário atual é chamado como “o pior dos últimos dez anos”. “Não tem mais financiamento para moto, e os quem existem apresentam juros altíssimos. A gente até parcela no cartão, mas é difícil ter limite, e à vista é ainda pior. Pessoal está sem dinheiro”, analisou Roberto Carvalho, comerciante.

Transporte sucateado expulsa passageiro

O recuo nas vendas de motocicletas, porém, não livraram o transporte público da rejeição em massa.  O desempenho do faturamento do – que comanda o transporte público da Capital -, mostra que o campo-grandense tem criado alternativas para se livrar dos ônibus lotados e sem qualidade. Prova disso é a perda dos passageiros que o sistema registrou por 16 meses consecutivos – de julho de 2015 a outubro de 2016 -, ocasionando a redução de R$ 7,3 milhões em tarifas.

Uber pode ter influenciado redução

A redução na quantidade de passageiros, e consequentemente, das tarifas, foi mais visível no  décimo mês do ano passado,  coincidentemente na mesma época em que a Uber foi consolidada na Capital. Em um mês, setembro e outubro, menos 12% de tarifas chegaram aos bolsos do Consórcio Guaicurus.  Na prática, a redução em apenas 30 dias representa 174 mil passageiros pagantes a menos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Programa que oferta bolsas de estudo a negros tem inscrição prorrogada

Empresário morre na delegacia após ser preso em acidente de trânsito

Pesquisadora brasileira é encontrada morta no Japão com sinais de queimadura

Esbarrão no banheiro motivou esfaqueamento de jovens em torneio de pesca

Notícias mais lidas agora

jbs

Em 30 dias, laudo da Planurb vai mostrar se JBS instalou sistema que pode acabar com mau cheiro

Secretária presa por corrupção pediu propina para campanha eleitoral após ‘sumiço’ de dinheiro

Empresário morre na delegacia após ser preso em acidente de trânsito

inss

INSS prepara plano para ressarcir aposentados vítimas de fraude

Últimas Notícias

Trânsito

Acidente entre carro e moto mata vigilante na BR-158

Morador de Brasilândia, ele era conhecido na cidade onde vendia pão

Esportes

Coritiba leva virada da Ferroviária e perde chance de ‘dormir’ líder da Série B

Com a derrota, o Coritiba aparece em quinto lugar

Esportes

Ferreirinha desperdiça pênalti e perde chance de livrar São Paulo de empate justo com Fortaleza

Válida pela sétima rodada do Brasileirão

Polícia

Após bloqueios de rodovias em MS, PRF terá apoio do Grupo de Choque Nacional

Com base em protocolos técnicos, amparo legal e respeito aos direitos fundamentais