Pular para o conteúdo
Economia

Copom reduz juros básicos para 7,5% ao ano, próximo do menor nível da história

IPCA acumula 2,54%
Arquivo -

IPCA acumula 2,54%

Pela nona vez seguida, o Banco Central (BC) baixou os juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu hoje (6) a taxa Selic em 0,75 ponto percentual, de 8,25% ao ano para 7,5% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros.Copom reduz juros básicos para 7,5% ao ano, próximo do menor nível da história

Com a redução de hoje, a Selic iguala-se ao nível de maio de 2013, quando também estava em 7,5% ao ano. De outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa foi mantida em 7,25% ao ano, no menor nível da história, e passou a ser reajustada gradualmente até alcançar 14,25% ao ano em julho de 2015. Somente em outubro do ano passado, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia.

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA ficou em 0,16% em setembro, próximo da mínima histórica de 0,08% registrada em setembro do ano passado.

Nos 12 meses terminados em setembro, o IPCA acumula 2,54%, a menor taxa em 12 meses desde fevereiro de 1999. Até o ano passado, o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabelecia meta de inflação de 4,5%, com margem de tolerância de 2 pontos, podendo chegar a 6,5%. Para este ano, o CMN reduziu a margem de tolerância para 1,5 ponto percentual. A inflação, portanto, não poderá superar 6% neste ano nem ficar abaixo de 3%.

Inflação

No Relatório de Inflação, divulgado no fim de setembro pelo Banco Central, a autoridade monetária estima que o IPCA encerrará 2017 em 3,2%. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 3,06%, mesmo com os aumentos recentes nos preços dos combustíveis.

Até agosto do ano passado, o impacto de preços administrados, como a elevação de tarifas públicas; e o de alimentos como feijão e leite contribuiu para a manutenção dos índices de preços em níveis altos. De lá para cá, no entanto, a inflação começou a cair por causa da recessão econômica e da queda do dólar.

Crédito mais barato

A redução da taxa Selic estimula a economia porque juros menores barateiam o crédito e incentivam a produção e o consumo em um cenário de baixa atividade econômica. Segundo o boletim Focus, os analistas econômicos projetam crescimento de 0,73% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos pelo país) em 2017. A estimativa está em linha com o último Relatório de Inflação, divulgado em setembro, no qual o BC projetava expansão da economia de 0,7% este ano.

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o Banco Central segura o excesso de demanda que pressiona os preços, porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeito terá que explicar aluguel de imóvel para entidade que tem sede própria há 50 anos

claudinho serra

Justiça mantém presos Claudinho Serra, assessor e empreiteiro acusados de corrupção

VÍDEO: Carro é arrastado por carreta na Avenida Gury Marques

MPMS faz mais um acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

Notícias mais lidas agora

Proposta de Adriane para corte de gastos é aprovada na Câmara de Campo Grande

MPMS faz mais um acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

claudinho serra

Justiça mantém presos Claudinho Serra, assessor e empreiteiro acusados de corrupção

Torcida do Fluminense se reúne para a semi do Mundial de Clubes em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Galho se solta de árvore centenária e atinge carro estacionado na Mato Grosso

Na tarde desta terça-feira (8), o galho de uma das figueiras centenárias da Avenida Mato Grosso se soltou e atingiu um HB20 de cor preta que estava estacionado no canteiro da rua. Até o momento, o(a) proprietário(a) do veículo não foi localizado. Segundo testemunha, o galho estava amarrado com arame e quando se soltou, quase … Continued

Mundo

Trump diz que partido de Musk será ‘ajuda’ para republicanos

Trump apresentou exemplos de partidos contrários que foram benéficos para ele

Mundo

Macron diz que França e Reino Unido vão “salvar a Europa”, em visita de Estado

Esta é a primeira visita de Estado ao Reino Unido por um chefe da UE desde o Brexit

Polícia

Agressão a morador em situação e rua no Monte Líbano é investigada pela Deaij

Morador foi agredido por um grupo de adolescentes na madrugada dessa segunda-feira (7)