Pular para o conteúdo
Economia

Considerada Capital do peixe, produção em Mundo Novo chega a 24 mil toneladas

Vale dos Peixes é o maior tanque de cultivo
Arquivo -

Vale dos Peixes é o maior tanque de cultivo

Na pontinha do sul do Estado, – a 473 quilômetros de – a cidade de 18 mil habitantes é considerada a Capital do peixe. O mercado reserva uma série de oportunidades, são 24,1 mil toneladas do pescado abatidos por ano no frigorífico de peixes, formado pela cooperativa de piscicultores da região. 

O aumento da produção de tilápias, associado à industrialização do setor, tem mudado o perfil do piscicultor. Os criadores, que por muito tempo foram dependentes dos pesque-pagues, têm tido, cada vez mais, a opção de entregar a produção para os frigoríficos que começam a surgir em vários pontos do País. A produção fornece renda a cerca de 30 famílias. 

A vocação do município para a piscicultura começou na década de 1980, em áreas que eram destinadas ao plantio de arroz, Em meados de 1990, o francês Albert Pierrard implantou na 55ha de lãminas d’água para a reprodução e engorda de peixes. O lugar é o principal produtor da cidade. 

Atualmente, são produzidas 600 toneladas de peixe por ano. Por dia 5 mil peixes são levados a cooperativa. No frigorífico são produzidos, com carne de tilápia, filés e o couro é usado para a confecção de roupas, acessórios e artesanatos.

Do tanque de criação até a geladeira do mercado

Atividade com baixíssima emissão de carbono, que não requer desmatamento e proporciona alto rendimento em pequenas áreas, a piscicultura é a base da Matriz Econômica da cidade. Do tanque de criação até a geladeira do mercado. 

No ano passado, o Estado produziu apenas 24,1 mil toneladas, produção pequena, mas o município tem tudo para se tornar uma potência no setor, seguindo o bom desempenho com bovinos, com potencial de fornecimentos para outros mercados. Atualmente, o pescado produzido na cidade ajuda a abastecer Campo Grande e os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. 

Considerada Capital do peixe, produção em Mundo Novo chega a 24 mil toneladasA família do piscicultor Nulberto Sanguarini cria no setor há cinco anos. Atualmente, mantém 16 hectares de tanques no Vale dos Peixes, também dedicados à cria, recria e engorda. Por enquanto, o faturamento vem principalmente da produção e comercialização de alevinos.

A falta de crédito e as dificuldades para que o produtor consiga licenciamento da atividade, principalmente dos órgãos estaduais, são problemas que travam o aumento da produção e impedem que Mundo Novo assuma até a liderança da produção, diz o produtor. “Investimos tudo que tínhamos, mas falta incentivo para impulsionar a produção, falta interesse”.

O aumento da produção que vem ocorrendo nos últimos anos, mesmo com as dificuldades no licenciamento e a inexistência de uma portaria que regulamente o setor, não tem sido suficiente para atender ao consumo da população. O país importa, atualmente, cerca de 400 mil toneladas de pescado por ano para conseguir suprir a demanda, segundo dados da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que cada pessoa coma 12 quilos de peixe por ano. Entretanto, o consumo brasileiro per capita anual é de apenas nove quilos. 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano