Pular para o conteúdo
Economia

Com medo de desemprego, funcionários da JBS ocupam Assembleia

Deputados tentarão liminar para impedir paralisação da JBS
Arquivo -

Deputados tentarão liminar para impedir paralisação da JBS

​Em um que durou três horas, centenas de funcionários da empresa JBS de desembarcaram em 40 ônibus fretados na Assembleia Legislativa durante a sessão desta quinta-feira (19). Com apitos, os trabalhadores reclamavam da ação movida pela CPI da JBS, que teve como efeito a paralisação das atividades das 8 plantas frigoríficas no Estado. Os parlamentares tentarão na Justiça uma liminar para impedir que a empresa pare de funcionar. 

A empresa, por sua vez, negou em nota, que tenha patrocinado a manifestação, mas afirmou que apoiava o protesto dos trabalhadores. Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados de Campo Grande, Vilson Gregório informou que mais de 4 mil trabalhadores eram esperados no Parque dos Poderes em um megaprotesto para pressionar os deputados estaduais a encontrarem uma solução diante do anúncio de suspensão das atividades do grupo.Com medo de desemprego, funcionários da JBS ocupam Assembleia

Desde cedo, os trabalhadores deixaram as duas unidades da Capital e seguiram em ônibus fretados para a Assembleia. De acordo com Gregório, nesta quarta-feira (18) foram abatidas as últimas cabeças de gado nas unidades de Campo Grande e todos temem a perda dos empregos.

Cerca de 40% da produção da empresa acontece no Estado. A suspensão travou o mercado de boi gordo, que é o quarto maior rebanho do país, também segundo o Grupo J&F.

Parlamentares

Desde o início da sessão, que começou com atraso por conta do apitaço, os deputados foram vaiados. Os parlamentares anunciaram que o presidente da Casa, o deputado Junior Mochi (PMDB) marcou a reunião com Marcelo Zanata, vice-presidente da JBS para a tarde desta quinta.

Antes mesmo da reunião, o deputado Pedro Kemp (PT) anunciou que a empresa teria dito aos integrantes da CPI da JBS que está à disposição para negociar uma saída e garantiu que não há suspensão dos salários. O juiz responsável pelo bloqueio de bens também já marcou a audiência de conciliação para a próxima segunda-feira (23).

Presidente da CPI, o deputado estadual Paulo Correa (PR) foi alvo de vaias dos trabalhadores. O parlamentar chegou a parar em frente ao público, com as mãos nas costas, para ouvir as vaias passivamente. Em seguida, o deputado dirigiu-se à tribuna, de onde falava o petista Pedro Kemp, que explicava que a Casa estava em diálogo com a empresa em busca de solução para o impasse.

Por volta das 12h30, ao fim da sessão, os cerca de 40 ônibus fretados seguiram para a Praça do Rádio Clube. De lá, eles seguem em carreata pela Avenida Afonso Pena, 14 de Julho, 13 de Maio e Dom Aquino, onde retornarão a se concentrar na Praça do Rádio. Os trabalhadores também avaliam se farão um acampamento na Assembleia. Na dispersão, um funcionário passou mal por queda de pressão, foi socorrido pelos Bombeiros e encaminhado ao Centro de Reabilitação e Saúde do Bairro Tiradentes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)