Pular para o conteúdo
Economia

Blairo e Azambuja criticam ‘Carne Fraca’ e pregam união para recuperar mercado

"Vamos ter de começar tudo de novo", diz ministro
Arquivo -

“Vamos ter de começar tudo de novo”, diz ministro

União. Foi a palavra usada tanto pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, quanto pelo governador de Mato Grosso do Sul, para definir o que o setor produtivo precisa neste momento se quiser recuperar a confiança do mercado mundial em relação à carne produzida pelo Brasil. Ambos os políticos voltaram a repetir o tom de crítica negativa à Operação “Carne Fraca”,  responsável pela crise vivida no setor, depois de colocar em xeque um dos principais produtos brasileiros, durante evento na Embrapa Gado de Corte, em .

O minitro Maggi, embora tenha dito que não tem nada contra a operação e que a PF está “fazendo o trabalho dela”, afirmou que os reflexos da ação “jogaram no lixo” o trabalho de anos para conquistar clientes externos, em razão do que chamou de “comunicação errada”. “Nós mesmos, internamente, fizemos essa barbaridade”, declarou.

Segundo ele, hoje o Brasil tem 7% do mercado de alimentação no mundo. A meta, informa, é chegar a 10%, o que vai exigir um trabalho ainda maior agora, diante dos estragos feitos na imagem dos produtos brasileiros após a divulgação das investigações da PF em 21 frigoríficos, entre eles dois grupos gigantescos, com atuação no mundo todo, o JBS, dono das marcas Friboi e Seara, e a BRF, proprietária da Sadia e da Perdigão, entre outras.

Produtor rural de alto escalão no Mato Grosso, estado que já governou, Blairro Maggi defendeu o setor agropecuário do País como um dos mais modernos do mundo.Disse que o setor tem vantagens em relação a outros países por adotar uma agricultura e pecuária “conscientes”. “TEmos uma pecuária sustentável, nenhum país do mundo tem o que temos”, discursou.

Ele citou como exemplo de produção consciente o fato de o Brasil ter, na legislação, o veto a atividades produtivas a menos de 30 metros de mananciais. Para ele,são os outros países que vão demorar muito para chegar onde o Brasil está.

Diante desse quadro, Blairo pregou a união de todos os integrantes da cadeia produtiva da carne para recuperar o status perdito. “Vamos ter que começar tudo de novo, fazer novamente todo o serviço, unir o setor, a indústria, os produtores, para começar novamente”, sugeriu Blairo.

Governador

Na mesma linha, o governador Azambuja, que também é produtor rural, pregou união de classe, “para recuperar mercado e confiança. “Não temos carne fraca, temos a melhor carne do mundo, isso é atestado tanto pelos consumidores do País, quanto do mundo todo, temos que nos orgulhar da produção dessa proteína”, defendeu o tucano.;

Reinaldo repetiu a afirmação feita logo após a Operação da Polícia Federal de que houve “pirotecnia” em todo das suspeitas levantadas pela investigação e que isso prejudicou bastante o mercado da carne.

Os discursos foram feitos em uma unidade da Embraba que faz pesquisa de ponta no desenvolvimento da pecuária nacional, durante solenidade de inauguração do Biopec, Laboratório Multiusuário de Biossegurança para a Pecuária da Embrapa Gado de Corte. A estrutura, segundo a estatal, permitirá pesquisas avançadas com agentes de alto risco como o vírus da febre aftosa, influenza aviária e suína, vírus da raiva, herpesvírus bovino e bactérias responsáveis por doenças como a brucelose ou botulismo, entre outros.

O titular do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o governador têm, ainda, uma agenda à noite nesta quinta-feira (30), a abertura da edição de número 79 das Expogrnde, considerada uma das maiores feiras agropecuárias do País. A feira vai de hoje até o dia 30 de abril.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Homem bate em carro e poste durante perseguição policial no Tiradentes

MP firma acordo com Câmara de Ivinhema para evitar servidores ‘apadrinhados’

Projeto de stylist exalta corpos transexuais com editoriais de moda feitos em Campo Grande

Precisa falar com um vereador? Confira quem integra plantão durante recesso até fim de julho

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

Novo guia de arborização da cidade deve ser lançado ainda este ano pela Prefeitura

Últimas Notícias

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra mais 25 óbitos por síndrome respiratória

Nesta semana epidemiológica, 65 casos foram registrados, 120 a menos que na semana epidemiológica 27

Cotidiano

De incêndio a vazamentos: seguro residencial cresce na preferência de sul-mato-grossenses

Serviços se tornam alternativa diante de prejuízos causados pelas mudanças climáticas, como as chuvas fortes

Transparência

Incra autoriza Arquidiocese de Campo Grande a usar área no Assentamento Estrela

Assentamento Estrela abriga a Comunidade Católica São Miguel Arcanjo

Cotidiano

Justiça condena operadora após cliente de MS descobrir linhas em seu nome

Vítima tentou resolver o problema com a operadora, mas nenhuma providência foi tomada