Cotidiano / Economia

Aluno do Fies terá de começar a pagar dívida assim que conseguir emprego

Novas regras do financiamento serão anunciadas nesta semana

Joaquim Padilha Publicado em 26/06/2017, às 10h47

None

Novas regras do financiamento serão anunciadas nesta semana

O governo do presidente Michel Temer (PMDB) deve lançar nesta semana as novas regras para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), voltado para o financiamento dos estudos de alunos em instituições de ensino particulares. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

Para reduzir os índices de inadimplência, o governo planeja que as primeiras parcelas do financiamento sejam descontadas direto do salário do estudante recém-formado, assim que este começar a trabalhar.

A ideia é fazer como acontece com os créditos consignados, a modelo do que fez a Austrália com seus fundos de financiamento estudantis. Profissionais liberais também estariam obrigados a pagar os financiamentos com o pagamento de impostos.

Com isso, o governo pretende zerar o prazo de carência para estudantes devedores. Atualmente, o Fies paga o curso junto à instituição de ensino. Após terminar a faculdade, o financiado tem um prazo de um ano e meio para começar a pagar as parcelas do financiamento.

Segundo dados da CGU (Controladoria-Geral da União), o número de inadimplentes com o Fies chega a 53%. Pelo menos 27% dos beneficiados pelos financiamentos do programa começam a pagar suas dívidas mais de um ano após se formarem.Aluno do Fies terá de começar a pagar dívida assim que conseguir emprego

Outra regra que deve ser implementada é que os alunos beneficiados pelo Fies devem ser informados do valor total da dívida assim que assinarem o contrato com o governo Federal. Atualmente, o valor do financiamento é atualizado a partir do reajuste das mensalidades.

Ainda de acordo com a CGU, os gastos do governo Federal com o Fies chegaram a 27,2 bilhões entre os anos de 2015 e 2016. Até maio deste ano, foram desprendidos mais R$ 3,9 bilhões com o programa.

(com supervisão de Evelin Cáceres)

Jornal Midiamax