Vendas no comércio patinam em MS e queda é de 6,7% em um ano

Dados foram divulgados nesta terça pelo IBGE

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Dados foram divulgados nesta terça pelo IBGE

 

O comércio varejista de Mato Grosso do Sul apresentou alta de 1% no volume de vendas em abril, segundo dados divulgados nesta terça-feira (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A variação, apesar de positiva, não é suficiente para animar o setor, que convive com uma queda de 6,7% em relação ao ano passado.

As vendas já vêm de uma curva de queda, em abril o índice mostrava uma baixa de 5,6% e em março recuo de 3%. No acumulado do ano, as vendas no varejo apontam variação negativa de 5,9% em Mato Grosso do Sul.

Quanto a receita do comércio, a alta foi de 3,6% em abril, índice menor que em março, que era de 5,1%.

No país, as vendas também patinam. Em abril, o comércio varejista nacional apresentou variações positivas de 0,5% em volume de vendas e de 1,2% para receita nominal. Em relação a abril de 2015, assim como no Estado, o volume de vendas do varejo nacional recuou 6,7%, e o resultado representou a 13º taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação.

O resultado negativo foi influenciado, principalmente, pelos setores: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-4,9%); Livros, jornais, revistas e papelaria (-3,4%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-2,9%); e Móveis e eletrodomésticos (-1,8%).

Conteúdos relacionados