Estado tem 5º maior rebanho bovino do país

 

A UE (União Europeia) ampliou a área de Mato Grosso do Sul autorizada a exportar carne bovina in natura para os países do bloco econômico e a partir de 1º de julho todo o Estado estará apto a vender o produto para o bloco econômico. A decisão atende ao pedido ao Ministério da Agricultura, segundo o secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel.

A área agora autorizada pela UE compreende os municípios de Corumbá e Ladário, bem como a região localizada a 15 quilômetros das fronteiras externas nos municípios de Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Antônio João, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Japorã e Mundo Novo.

União Européia libera compra de carne bovina 'in natura' de todo MSO restante do território de Mato Grosso do Sul já tinha permissão para aos países da União Europeia desde 2008. Naquela época, a área agora autorizada foi definida como alta vigilância pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal). Segundo o Departamento de Saúde Animal, ela tem o reconhecimento da organização como livre de febre aftosa com vacinação desde 2011.

“A medida reflete a evolução do Brasil no campo da saúde animal e o reconhecimento dos mercados importadores”, comemora o secretário substituto de Relações Internacionais do do Mapa, Odilson Silva.

A última pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que Mato Grosso do Sul tem o quarto maior rebanho bovino do país, com 21 milhões de cabeças.  Os maiores rebanhos foram observados em Corumbá, com 1,761 milhão de cabeças, e em Ribas do Rio Preto, com 1,099 milhão. Ambos os municípios estão localizados em Mato Grosso do Sul.