Pular para o conteúdo
Economia

Prazo para preencher CAR termina em 6 dias e apenas 35% das áreas de MS foram cadastradas

Produtor inadimplente pode sofrer restrições
Arquivo -

Produtor inadimplente pode sofrer restrições

 

O prazo para adesão ao CAR (Cadastro Ambiental Rural) acaba em seis dias. Em Mato Grosso do Sul, apenas 35% das propriedades rurais se cadastraram, segundo a Semade (Secretaria de e Desenvolvimento Econômico). O prazo de 5 de maio não deve ser prorrogado.

De acordo com a Semade, o número representa 28.785 de 80 mil que já aderiram ao CAR. O CAR é um registro eletrônico que regulariza as informações ambientais referentes a: situação das áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do .

O cadastro é obrigatório para todos os imóveis rurais e deveria ter sido concluído em maio do ano passado, um ano após ser implantado. Com baixa adesão na época, o governo concedeu mais 12 meses, tempo máximo de prorrogação via medida administrativa, como determina o novo Código Florestal (Lei 12.651/2012).

Na avaliação da consultora técnica do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Daniele Coelho, o cadastro é único. “Esse é o primeiro cadastro onde produtores, sociedade, vão ter o levantamento real do que existe de vegetação nativa no Estado e no país”, afirma.

Prazo para preencher CAR termina em 6 dias e apenas 35% das áreas de MS foram cadastradasA demora no cadastramento pode ser explicado também na mudança de um sistema federal para estadual. “Neste ano, o produtor tem que contratar um profissional, porque é exigido anotação de responsabilidade técnica. O profissional precisa usar um formato específico para limitar a área da propriedade, porque só aceita neste formato”, cita Daniele.

O produtor inadimplente com o CAR perde o direito a benefícios importantes. “O CAR é de fundamental importância para que os estados possam saber o que possuem em suas áreas, quais são as propriedades e o que se tem de passivo e de ativo dentro desse panorama. Então, ele é essencial para o estabelecimento de políticas e para promovermos o desenvolvimento sustentável”, cita o diretor executivo da Reflore/MS (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas), Benedito Mário. Ele reforça ainda sobre a importância de se programar e de não deixar o cadastro para ‘última hora’.

A data limite não deve ser prorrogada, uma vez que é preciso uma medida provisória, aprovada pelo Senado e sancionada pela presidente Dilma Roussef. 

Para se cadastrar

O produtor rural deve utilizar o CAR-MS, que é integrado ao SICAR, no qual deverá apresentar os dados ambientais de sua propriedade rural no Estado. O sistema já  está disponível para inscrições no site do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS). O produtor rural que não se inscrever no CAR-MS até a data limite constará como irregular, podendo ficar impedido de obter licenciamento ambiental, financiamentos e até mesmo restrições na comercialização.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dois corpos são encontrados em área rural paraguaia da região de fronteira com MS

senado jornada de trabalho

Lembra dela? PEC que reduz a jornada de trabalho movimenta comissões do Senado

Chuva destrói barracos e deixa 30 famílias desalojadas em comunidade de Campo Grande

Tá rolando? Ana Castela é flagrada com ator em praia dos Estados Unidos

Notícias mais lidas agora

Assassino de Ivone foi preso 4 vezes por violência doméstica contra a vítima 

Confira a programação: Fiéis católicos se reúnem no Sábado Santo

Interdição por alagamento na BR-267 permanece entre Jardim e Porto Murtinho

Eliminado do BBB 25, Diego Hypolito se revolta com ataque de Vilma: ‘Pesado’

Últimas Notícias

Cotidiano

Moradores madrugaram para ‘desinundar’ casas e salvar móveis

Moradores do Jardim Macaúbas disse que enfrentam invasão de água e perdas de móveis há pelo menos três anos no período chuvoso

TV & Novela

Tá definido! Odete Roitman já tem data para aparecer em Vale Tudo; saiba quando

Odete Roitman (Debora Bloch) está prestes a estrear em Vale Tudo; saiba quando e em que contexto a vilã deve aparecer na novela

Cotidiano

Inmet emite alerta de perigo e chuvas intensas para Capital e 34 municípios de MS 

Comunicado vale da manhã desta sábado (19) até o final do dia

Polícia

Roubos de veículos em Campo Grande diminuem 46% nos primeiros meses de 2025

No primeiro trimestre de 2024, foram registrados 56 roubos, neste ano, foram 30