Foram consumidos, em média, 38,2 mil gigawatts-hora

O consumo de no país caiu 5,9% em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do Ministério de Minas e Energia, foram consumidos, em média, 38,2 mil gigawatts-hora (GWh).

A baixa foi influenciada principalmente pelo recuo do consumo industrial, que teve queda de 9,3% – a maior desde 2010. Entre os motivos para a queda do consumo de eletricidade nas indústrias é a retração da produção em ramos como extração de minerais metálicos, que teve o desempenho afetado pelo desastre ambiental de novembro em Mariana (MG), pelos baixos preços do minério no mercado internacional e pela própria redução da atividade de setores que usam o minério como matéria-prima.

Outras atividades industriais que tiveram queda na produção e, consequentemente, no consumo de energia foram o setor automobilístico, a indústria de aço, fabricação de papel e celulose, fabricação de produtos minerais não metálicos e construção civil.

Houve quedas também no consumo residencial (-5,4%) e comercial (-3,7%). No acumulado de 12 meses, a queda do consumo de energia elétrica no país chega a 2,7%.