Proposta inclui abono de R$ 3,5 mil

No 30º dia de greve, uma nova rodada de negociação está sendo realizada na tarde desta quarta-feira entre a Fenaban e o Comando Nacional dos Bancários, informou o Seeb-CG (Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região). Nesta, que a 11ª reunião entre as parte, os banqueiros propuseram reajuste de 8% para 2016 e abono de R$ 3.500,00. Além disso, ofereceram reajuste de 15% no vale alimentação, 10% no vale refeição e 10% no auxílio creche-babá.

Além disso, a proposta inclui licença paternidade de 20 dias, centro de realocação e requalificação de emprego. Para 2017 o reajuste prometido é de INPC, mais 1% de aumento real nos salários e em todas as verbas. Segundo o Seeb-SP (Sindicado dos dos Bancários de São Paulo, Osasco e região) os dias parados deverão ser todos compensados, sem prazo limite.

De acordo com informações da Seeb-CG, a Caixa Federal convocou rodada de negociação específica também para esta quarta-feira, às 19h. Após a rodada com a Fenaban, haverá negociação com o Banco do Brasil.

Neste 30º dia de greve, 95% das agências estão sem atendimento em Campo Grande e região e é a mais longa desde 2004. A paralisação mais longa da categoria na história foi em 1951, com 69 dias de paralisação.

Em Campo Grande e região, 95% das agências estão sem atendimento, isso significa 153 unidades paradas. Em todo país, 13.104 agências e 44 centros administrativos estão paralisados. O número representa 55% do total de unidades de todo o Brasil.

Até o momento do fechamento desta reportagem, não havia sido divulgado se a categoria aceitaria ou não a proposta. A reivindicação da classe é de 14,78% de reajuste salarial, sendo que apenas 5% seria de ganho real.