Lançamento foi nesta terça-feira

A quinta edição da Fronteira, que acontece de 7 a 11 de setembro, foi lançada nesta terça-feira (23) em Campo Grande. Os empresários esperam que 100 mil turistas passem pela região e alavanque as vendas, que estavam em baixa com a alta do dólar.

A campanha será entre os dias 8 e 10 de setembro no comércio da cidade brasileira, e de 7 a 11 de setembro nas lojas do Paraguai. “Por conta de questões com o sindicato local, tivemos de diminuir a edição em um dia no comércio de Pero Juan. Mas quem aproveitar, verá que teremos descontos de 10% a 50%”, afirma o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de , Amaury Ozório Nunes, que também é presidente da Associação Comercial do município.

Segundo Amaury, a economia de Ponta Porã já mostra alguns sinais positivos. “Alguns setores já apresentaram 25% de aumento em julho em relação a junho e, em agosto, o índice está perto de 20%”. Ele explica que os brasileiros preferem eletroeletrônicos, enquanto os consumidores paraguaios optam por eletrodomésticos da linha branca, móveis, confecção e calçados.

A liquidação é uma promoção do sindicato do Comércio Varejista de Ponta Porã, Associação Comercial e Câmara de Indústria, Comércio e Turismo de Pero Juan Caballero. Para o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo, a promoção de eventos como o Black Friday é benéfica para o comércio das duas cidades envolvidas. Na opinião dele, são cidades-irmãs cuja economia gera emprego e renda para a população. “Cada cidade tem sua característica mercantil, tem seu público cativo. E assim, com essa característica única, a fronteira sobrevive aos mais diversos impactos da economia”, opina.

A segurança será reforçada nesse período. De acordo com Amaury Ozório, a Polícia Militar e a polícia nacional do Paraguai vão aumentar o contingente nas duas cidades, realizando operações em conjunto para garantir tranquilidade durante as compras. (Matéria editada às 11h52 da quarta-feira (24) para correção de informação)