Abertura diminuiu 11,5% em mesmo período 

 

A crise continua ‘freando’ o desenvolvimento econômico do Estado. No 1° trimestre deste ano 649 empresas fecharam, resultado 6,4% maior que o verificado no ano anterior. Consequentemente, o número de empreendimentos abertos diminuíram 11,5% em mesmo período, alcançando 1.387, segundo resultado divulgados pela Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semade (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico).

Em março, um leve aumento no número de empresas abertas anima o setor. Foi registrada uma alta de 8,9% em relação a fevereiro, uma vez que passou de 239 para 250 empresas abertas no Estado.

Crise: número de empresas fechadas em MS aumenta em 6,11%Na avaliação do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, “o crescimento em março confirma a tendência observada no início do ano, mas é inferior ao registrado em março do ano passado. Em março de 2015 foram constituídas 653 empresas, enquanto que em março de 2016 foram 550”.

Outro destaque feito pelo secretário foi com relação ao número de alterações contratuais, que subiu de 2.249 em fevereiro para 2.442 em março deste ano – 8,5% de crescimento. “Tivemos um grande número de alterações contratuais e também de microempreendedores individuais. Isso confirma o fato muitas empresas estão sendo vendidas ou repassadas”, afirma.

“Em relação ao microempreendedor individual, com o desemprego em alta muitos optam por trabalhos autônomos que exigem formalização. Durante o período de crise o empreendedorismo de oportunidade perde espaço e surge o empreendedorismo da necessidade. As pessoas e empresas se adaptam os novos tempos”, finaliza.