Índice é o melhor de 2016

O comércio varejista apresentou melhora na movimentação financeira durante o mês de agosto, de acordo com índice da ACICG (Associação Comercial e Industrial de ). Esse é o maior índice atingido pelo comércio neste ano. A tendência para agosto, segundo o economista da entidade Normann Kallmus, é que o comércio no supere o faturamento de 2015. 

De acordo com o boletim econômico do mês de agosto, divulgado nesta sexta-feira (9), o índice do MCV (Movimento do Comércio Varejista) foi de 100 pontos, 8 acima do resultado verificado no em julho. O número é somente 1 ponto abaixo do mesmo período em 2015, quando registrou 101 pontos.

O índice é apurado a partir da evolução dos dados do setor, englobando as transações realizadas entre empresas e também entre consumidores e o comércio. Considerando a sazonalidade característica da atividade comercial, o MCV foi desenvolvido com base fixa definida pela média do desempenho do ano de 2014. 

O Índice é composto de dois outros sub índices que ajudam a avaliar sua evolução: o MCV-PF, que analisa as transações entre pessoas físicas e as empresas do setor terciário, e o MCV-PJ, que avalia as transações entre as empresas.
 
Conforme o levantamento, o MCV-PF de agosto foi de 102 pontos, 7 acima do registrado em julho (95), e apenas 1 ponto abaixo do mesmo período em 2015 e 2014. O MCV-PJ de agosto apresentou expansão e atingiu 97 pontos, contra os 75 do mês anterior.