Atraso diminuiu na última semana devido as condições climáticas

 

A da soja continua atrasada em Mato Grosso do Sul. Dados do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do ) apontam que 97,4% da safra de soja 2015/2016 foi colhida. Na região sudeste/sudoeste, mais avançada, apenas Bonito não finalizou a colheita. O plantio de milho safrinha alcança área de 97,1%.

De acordo com o levantamento do dia 1 de abril, o atraso de porcentagem de área colhida no Estado, com relação à safra 2014/2015, é de aproximadamente 2% atualmente.

Esse atraso diminuiu durante a última semana porque as condições climáticas contribuíram para uma evolução da colheita nesta reta final. O desenvolvimento da colheita foi de aproximadamente 4,5% no Estado, o que significa que mais de 105 mil hectares foram colhidos neste período.

Plantio do milho

Ainda de acordo com os dados, 94,2% da área de milho acompanhada pelo Siga MS já iniciou a semeadura em Mato Grosso do Sul. Esse procedimento está mais avançado na região sul, com média plantada de 97,1%, enquanto a região centro está com 92,2% e, a região norte, com 70,3% de sua área plantada.

Durante a última semana, a semeadura evoluiu aproximadamente 6,5% em Mato Grosso do Sul, ou seja, cerca de 115 mil hectares foram plantados neste período. Aproximadamente 6% da área utilizada para plantio no Estado ainda não foi plantada e já se passaram 22 dias do fim do período estabelecido pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático.

Segundo o zoneamento, as melhores condições para semeadura da cultura do milho 2ª safra 2015/2016 em Mato Grosso do Sul encerraram no dia 10 de março.