Pular para o conteúdo
Economia

Chuva atrasa plantio do milho e período ideal de semeadura encerra em 10 dias

Apenas 46% da área foi plantada
Arquivo -

Apenas 46% da área foi plantada

O período ideal para que o milho safrinha seja plantado encerra em 10 dias. O último levantamento do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do ) apontou que o plantio do milho começou em 46% da área projetada para esse cultivo. A chuva é a justificativa para a demora no Estado.

O milho 2ª safra 2015/2016 é plantado logo após a da safra de soja. Depois desse período, crescem as chances de ocorrência de frio intenso, e prejudica o desenvolvimento da cultura.

“Os levantamentos apontam que, a cada dia de atraso no plantio, três sacas de milho deixam de ser colhidas. Ou seja, se você plantar 10 dias depois do período ideal, pode saber que 30 sacas serão perdidas”, disse o analista de grãos da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária), Leonardo Carlotto.

Prazo

“Até o dia 10, no máximo dia 15 de março, temos o período ideal para o plantio devido às condições climáticas. Após esse prazo cresce muito o risco de geada e aumenta a chance do grão sofrer essa intervenção, o que com certeza vai gerar perda de produtividade”, explica Carlotto. “Ou seja, a produtividade está intimamente ligada ao tempo, inclusive porque começa a faltar chuva e o frio aumenta”, completa.

Expectativa

Com o excesso de chuvas, muitos agricultores estão com a colheita da soja atrasada e, já que as áreas estão ocupadas, não é possível realizar a semeadura do milho.

“Tudo vai depender dos próximos dias, se existirão condições para o plantio”, analisa o presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), Christiano Bortolotto. “No entanto, os produtores têm alta capacidade de evolução do plantio. De toda forma, temos um atraso até o momento, o que já nos deixa em alerta”, avalia.

Apesar da preocupação, o presidente estima que ainda é cedo em para falar em perdas de uma safra que ainda está sendo plantada. Isso significa que haverá manutenção das projeções para a segunda safra desse grão, que deve ser recorde e atingir 9,5 milhões de toneladas em Mato Grosso do Sul.

Atualmente, o plantio está mais avançado na região sul do Estado, com porcentagem de área plantada em de 47,5%, segundo dados do Siga MS. Já a região central está com 35% da área plantada e, com menor índice ainda, está a região norte, com 30% do plantio realizado. Os municípios mais avançados no plantio são , e Douradina, todos com 60% de área plantada.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Portugal é bicampeão da Liga das Nações ao vencer a Espanha nos pênaltis

Alcaraz salva 3 match points e leva o bi em Roland Garros na final mais longa da história

Adolescente é encontrado morto com sangramento na boca e no nariz em MS

Escolinha do Pezão e Skill Sports conquistam dois últimos títulos da Copa Pantanal de Voleibol

Notícias mais lidas agora

Bebê Sophie pode ser a vítima mais jovem de feminicídio no Brasil

Inmet emite alerta de chuvas intensas que trazem nova frente fria a MS

Mustang avaliado em R$ 500 mil bate contra muro e fica destruído em Campo Grande

Influenciador mais seguido do TikTok é detido por agentes de imigração dos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Estadual Sub-20 começa com vitórias dos times do Campo Grande e de São Gabriel

Já neste domingo (8), Ivinhema e Naviraiense fizeram um jogo movimentado que terminou em um empate de 2 a 2 no Estádio Saraivão, em Ivinhema

Brasil

Gripe Aviária: casos suspeitos sobem para dez, mas exportações seguem protegidas

Ministério da Agricultura está atualmente investigando dez casos suspeitos de influenza aviária em diversos estados brasileiros, segundo a Plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves

Esportes

Operário empata jogo de ida das quartas do Brasileiro contra Vila Nova e leva decisão para Goiânia

Partida terminou empatada em 1 a 1, contra adversário que ainda não havia perdido nenhum ponto na competição

Mundo

Protestos nos EUA: membros da Guarda Nacional chegam a Los Angeles a pedido de Trump

Soldados da Guarda Nacional começaram a chegar em Los Angeles neste domingo, 8, após o pedido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump