Ferramenta é compatível com sistemas iOs e Android

Foi lançado na última semana um aplicativo para celular e um sistema de informação dentro do Programa de Desenvolvimento do de Mato Grosso do Sul que vai divulgar os destinos turísticos do estado.

O aplicativo chamado Turms – Rota Pantanal Bonito vai disponibilizar a visualização dos produtos e serviços turísticos inseridos nas regiões do Pantanal, Serra da Bodoquena e Faixa de Fronteira que estão inscritos no Cadastur do Ministério do Turismo, em uma plataforma de livre e fácil acesso aos visitantes.

No aplicativo, disponível para iOS e Android, as pessoas encontram informações referentes aos principais roteiros turísticos, dentro da Rota Pantanal Bonito, bem como das empresas credenciadas em hotelaria, alimentação, agenciamento, transporte e de guiamento, além de curiosidades sobre o município que pretendem conhecer.

A Rota Pantanal Bonito é composta por 16 municípios: Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, , Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sidrolândia e Terenos, e apresenta dez roteiros turísticos por região.

Já o Sistema de Informação, Monitoramento e Gestão da Cultura e do Turismo de MS (Simgtur) é um sistema digital integrado on-line de gerenciamento e monitoramento de dados. Permite a constante atualização das informações relativas aos atrativos, equipamentos e serviços turísticos, além da infraestrutura de apoio que permeia seus principais destinos.

O Simgtur foi desenvolvido com o objetivo de gerenciar os dados coletados por meio dos formulários do “Inventário da Oferta Turística” do Ministério do Turismo. Gestores públicos municipais, pesquisadores e instituições realizam a inserção de dados oficiais, que são validados por técnicos do governo do Estado e disponibilizados à sociedade.

Aplicativo vai divulgar destinos turísticos de Mato Grosso do SulO sistema possibilita realizar a checagem dos dados coletados e, se necessário, realizar alterações realizadas pelos gestores/pesquisadores; gerar planilhas e exportá-las para os formatos .csv, .excel ou .ods; gerar gráficos interativos ou em imagem para serem utilizados em publicações e documentos impressos. Esses dados são capazes de embasar a elaboração de projetos e políticas estaduais na cadeia produtiva de turismo.

Segundo o superintendente de Turismo, Matheus Dauzacker, o aplicativo e o sistema de informações são duas poderosas e modernas ferramentas de tecnologia de informação que colaboram com a cadeia produtiva do turismo, potencializando a gestão e promovendo a divulgação de Mato Grosso do Sul como destino turístico de grande relevância no cenário muncial. “É para ajudar o turista a conhecer melhor e possibilitar escolher os atrativos do destino”.