“Pipoca, água, refrigerante…”

Aproximadamente 100 ambulantes aproveitaram para faturar um dinheiro extra neste sábado (14) em frente a Caravana da Saúde na Avenida Mato Grosso em Campo Grande. A Caravana atende pacientes no complexo montado no Centro de Convenções Albano Franco, nos altos da Avenida Mato Grosso. Estão previstos 72,8 mil procedimentos médicos, sendo 35 mil consultas oftalmológicas e 12 mil cirurgias da mesma especialidade.

Pipoca, água, refrigerante, suco, salgados, picolés, espetinho, entre outros são os produtos que os vendedores levaram para a avenida no intuito de tirar um dinheiro extra.  Alguns vendedores dizem que estão lucrando até 200% em relação há um dia comum de venda.

“Fiquei sabendo pela TV sobre a Caravana, vim e trouxe pipoca, água, refrigerante e gelinho”, disse o vendedor Alex Abreu da Silva, 32, que vende seus produtos nos dias de semana em frente ao posto de Saúde do Bairro Aero Rancho. Alex disse que vendeu 80% a mais neste sábado em comparação a um dia de vendas na semana.

“Em momento de crise é sempre bom tirar um dinheiro extra”, disse Regiane da Silva Martins de 38 anos. Regiane que vende pipoca, algodão doce, geladinho, água, refrigerante e café contou que a venda foi superior a 200% se comparado a um dia de trabalho em frente a uma escola na Avenida Albert Sabin. “Quando aparece um bico vou ajudar”, disse o encanador Valdir José Poço, 40, que foi até a Caravana da Saúde ajudar a esposa a vender salgados.

Em sua 11ª edição, a Caravana da Saúde já contabiliza 29 mil cirurgias realizadas em todo o estado de Mato Grosso do Sul. E a previsão, ao completar um ano de projeto, é que 45 cirurgias sejam realizadas, cerca de 16 mil apenas em campo Grande e região. O numero é quase 40 vezes o total de cirurgia realizadas em governos passados, de acordo com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).