Pular para o conteúdo
Economia

Produção da safra de grãos deve subir 16% em MS e alcançar 17,3 milhões/t em 2015

Estado representa 8,2% da safra nacional
Arquivo -

Estado representa 8,2% da nacional

A produção de grãos em Mato Grosso do Sul deverá crescer 16% em 2015 e alcançar 17,3 milhões de toneladas, segundo estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de novembro, divulgado nesta sexta-feira (11) pelo (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A estimativa da área a ser colhida é de 4,12 milhões de hectares, um acréscimo de 6,6% frente à área colhida em 2014 (3,87 milhões de hectares). O Estado representa 8,2% da produção da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas e 7,1% em área.

As commodities que foram responsáveis pelo aumento da produção no Estado são milho e soja. Na safra deste ano devem ser produzidas 9,7 milhões de toneladas de milho, uma alta de 18% em relação a safra de 2014, de 8,25 milhões/t. O rendimento médio do grão também subiu, passando de 5.172 para 5.783 kg/ha. Destacaram-se os municípios de Antônio João, Aral Moreira e

A produção de soja deve aumentar 15%, saindo de 6,3 para 7,3 milhões de toneladas na safra 2015. O rendimento médio também melhorou, de 2.938 para 3.198 kg/ha.

Na contramão, o trigo, que devido ao excesso de chuva na floração e granação e um sol de intenso calor houve perda total em área de 268 hectares e o restante de 402 hectares foram colhidas. A principal MRG produtora continua sendo a de com uma área cultivada de 12.695 ha e o município de Laguna Carapã é o principal produtor com uma área cultivada de 3.200 ha.

A 2ª safra de feijão também sofreu redução. O produtor acabou não plantando toda a área estimada inicialmente devido a estiagem na época de plantio. No município de Naviraí, sul do estado, a perda da produtividade média foi em função da chuva de granizo. A principal região produtora de feijão continua sendo Dourados, com uma área cultivada de 7.478 hectares e o rendimento médio obtido foi de 1.727 kg/ha, sendo que o município de Caarapó, passou a ser o principal produtor nesta safra, com uma área plantada e colhida de 2.702 hectares e rendimento médio de 2.000 kg/ha. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Feira do balaio

Feira O Balaio reunirá mais de 150 expositores na Esplanada Ferroviária de Campo Grande

Motorista embriagado é preso após cair em ribanceira na Avenida Duque de Caxias

Adolescente relata abuso e escola aciona GCM em Campo Grande

Dor da separação: Realidade de 80% das mulheres encarceradas no presídio de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Quando a vida surpreende, mães reinventam ‘manual da maternidade’

Últimas Notícias

Polícia

Carro recheado de entorpecentes capota na MS-164; motorista fugiu do local

A cena chamou atenção de quem passava pelo local

Política

Deputados de MS aprovaram 5% de aumento salarial a servidores e outros 10 projetos durante a semana

Deputados estaduais aprovaram 11 projetos nas três sessões ordinárias

Polícia

Mulher denuncia abuso durante massagem gratuita em ação de Dia das Mães em Campo Grande

O homem acusado de importunação sexual prestava serviços como freelancer para a marca responsável pela ação

Polícia

Taxista é preso suspeito de estuprar passageira em MS

Vítima buscou ajuda em hospital.