Pular para o conteúdo
Economia

MS tem maior aumento real médio de reajuste salarial do Centro-Oeste

Aumento de 1,40% é maior que de todos outros estados juntos
Arquivo -

Aumento de 1,40% é maior que de todos outros estados juntos

Mato Grosso do Sul registrou o maior aumento real médio de reajuste salarial da região Centro-Oeste. A informação foi revelada em pesquisa do (Sistema de Acompanhamento de Salários do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), ocorrida no primeiro semestre deste ano.

O aumento real médio de reajuste salarial é de 1,40%, maior que a soma do aumento dos outros estados da região. Mato Grosso registrou aumento de 0,56% e Goiás de 0,08%. No Distrito Federal, o dado é negativo: -0,29%.

A média dos reajustes salariais também tem Mato Grosso do Sul em primeiro. O estado tem 8,45%, enquanto Goiás em 8,12%, Distrito Federal 7,75% e Mato Grosso 6,52%.

Outras informações

Através das informações registradas e analisadas, foi possível observar que a região Centro-Oeste representa 10,9% das 302 negociações, consolidadas mediante os 33 registros com dados dos três estados que a compõem – Mato Grosso do Sul, com 04 registros, Mato Grosso com 03, Goiás com 16 – além do Distrito Federal (10).

A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) foi o instrumento normativo adotado em 31 destas 33 negociações registradas, sendo o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) adotado em somente duas negociações do Distrito Federal. Seis negociações têm data-base Janeiro, oito em Março, sete em Abril e doze em Maio.

MS possui uma distribuição equilibrada, ou seja, número igual de negociações nas datas-bases Janeiro (02) e Março (02). A inflação, medida pelo INPC/IBGE, nestes períodos foi de 6,23% em Janeiro e 7,68% em Março.

Quanto ao Setor Econômico, do total analisado na região Centro-Oeste, 15 negociações são concernentes à Indústria, 08 ao Comércio e 10 a Serviços. Em MS, metade das negociações é do setor de Serviços, dos segmentos de Vigilância e Segurança e Turismo e Hospitalidade, e a outra metade da Indústria, dos segmentos de Construção e Mobiliário e Vestuário.

Quanto aos reajustes, todas as unidades de negociação registraram índice superior à inflação do período em Mato Grosso do Sul, o que significa dizer que em todas houve ganho real de salário para os trabalhadores.

Os trabalhadores da Atividade de Turismo e Hospitalidade, Ramo Asseio e Conservação foram os que obtiveram o segundo maior reajuste, de 8,60%, mas com Aumento Real de 2,23% em relação ao INPC, o maior entre as unidades pesquisadas em MS.

Os trabalhadores da Atividade Vigilância e Segurança2 obtiveram o maior reajuste, de 9,00%, mas o terceiro maior Aumento Real, que foi de 1,23%. Os trabalhadores do Vestuário conquistaram um Aumento Real de 1,67%, o segundo maior da comparação, embora seu reajuste tenha sido de 8,00%.

Finalmente, os trabalhadores da Atividade Construção e Mobiliário, Ramo Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem, com um reajuste de 8,20%, registraram o menor Aumento Real do grupo (0,48%).

Na região Centro-Oeste, além das 04 unidades em Mato Grosso do Sul, 06 apresentam aumentos reais de salário no Distrito Federal, 12 em Goiás e 1 no Mato Grosso, o que totaliza 23 negociações com reajuste superior ao INPC. Em 04 negociações da região Centro-Oeste, o reajuste foi igual o INPC da data-base, e em 06 negociações, o índice foi inferior ao INPC.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usina de açúcar e álcool oferta vagas de emprego em Aparecida do Taboado

LISTA: Governo federal doa tratores para 12 cidades de Mato Grosso do Sul

Anvisa determina recolhimento de medidor de glicose e interdição de tiras para teste

Mulher que postou vídeo de CEO no show do Coldplay se manifesta após polêmica

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Oposição classifica de arbitrárias medidas cautelares contra Bolsonaro

Últimas Notícias

Mundo

Trump volta a ameaçar Brics com tarifa de 10% e diz que não permitirá perda de valor do dólar

Trump ainda ameaçou o grupo afirmando que se a união dos países crescerem mais, deve acabar de maneira rápida

Trânsito

Caminhão caiu em ribanceira após pegar fogo na BR-163 em Campo Grande

Veículo transportava cortes de carne e ficou destruído após o incêndio entre Jaraguari e Campo Grande

Mundo

Israel: sirenes são acionadas em várias regiões do país após míssil lançado do Iêmen

Nas redes sociais, autoridades alertam quem o sistema de defesa de Israel interceptou um míssil

Política

‘Tempos sombrios’: Coronel David critica operação da Polícia Federal contra Bolsonaro

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) precisará usar tornozeleira eletrônica e cumprir outras medidas cautelares, como toque de recolher