Vendas não foram nada animadoras em 2015

Com a de 2015, muitos consumidores deixaram de ir às compras. O comércio varejista viu uma baixa expressiva em 2015. As vendas no comércio dos shoppings teve queda de 1% em relação ao ano passado, registrando, segundo números da Alshop (Associação Brasileira dos Lojistas de Shoppings), o pior Natal dos últimos 10 anos.

Para o presidente da (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), Omar Pedro de Andrade Aukar, o resultado se deve ao cenário econômica atual. “Nós tivemos 10,7% de inflação neste ano. Se contarmos com a inflação, teremos quase 12% a menos de venda, é muito. Nem o aumento expressivo nas vendas, que ocorreu depois da 1ª quinzena deste mês, ameniza essa queda”, explica.

“Lojistas com produto de menor valor venderam mais e sofreram menos, já aqueles com valor mais elevado venderam menos”, explica Omar.

As vendas registradas durante todo o ano de 2015 nos centro comerciais, no entanto, superaram as de 2014 em 1,07%: “Inflação de 10,7% faz queda nas vendas ser ainda maior”, diz presidente da ACICGtotalizaram R$ 145 bilhões, ante R$ 143,47 bilhões no ano passado. Descontada a inflação, porém, as vendas foram de R$ 130,5 bilhões, uma queda de 2,82% no ano em relação a 2014, o maior recuo da última década. No entanto, considerado os valores deflacionados, as vendas de 2015, nos últimos 10 anos, só não foram maires que as de 2014 (R$ 134,29 bilhões).

De acordo com a Alshop, os resultados foram influenciados pela dificuldade de obtenção de crédito, associado a período de aumento de juros; elevação do dólar, o que gerou aumento de preços em vários segmentos; a alta do desemprego, da inflação e a insegurança em relação às medidas econômicas adotadas.

“Para 2016, de acordo com os dados que temos, as vendas no primeiro semestre deverão ser iguais às do primeiro semestre de 2015, o que será considerado um resultado bom”, disse o diretor de Relações Institucionais de Alshop, Luís Augusto Ildefonso da Silva.