Comerciantes que se instalarem no entorno também terão benefícios
O governo do Estado de Mato Grosso do Sul, objetivando ampliar o escoamento de grãos pelo terminal portuário de Porto Murtinho, decidiu isentar do pagamento do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) os produtores de soja e milho de Mato Grosso do Sul, que realizarem operações pelo local, assim como oferecer benefícios a empreendimentos que se que se instalarem no entorno do porto.
A medida foi anunciada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), na manhã desta terça-feira (20), durante solenidade de reabertura do porto, que contou com o embarque de 6 mil toneladas de açúcar com destino ao Uruguai.
O decreto, que será publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (21), cria a Zona Especial de Importação e Exportação em Porto Murtinho, e tem como objetivo beneficiar a produção agrícola e o setor produtivo de MS nas operações de exportação de commodities. “Isso vai possibilitar que nossos produtos cheguem com preços competitivos no mercado externo e também com a viabilização da importação de produtos e equipamentos para a indústria. Estamos abrindo um leque de novas oportunidades, em termos de logística e desenvolvimento econômico para região de Porto Murtinho e Mato Grosso do Sul”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck, que também participou da solenidade de reabertura do porto.
Verruck lembrou que a publicação do decreto é parte das ações do Governo do Estado para fortalecer a malha logística sul-mato-grossense existente. “Nosso planejamento envolve a melhoria das rodovias, recuperação da ferrovia e efetiva utilização da hidrovia para desenvolver uma estrutura intermodal de escoamento de nossa produção de forma competitiva no mercado externo”, acrescentou.