Pular para o conteúdo
Economia

Equipe da Iagro debate desafios para erradicação da aftosa

4º Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal
Arquivo -

4º Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal

O diretor-presidente, Luciano Chiochetta, o diretor executivo, Roberto Bueno, a fiscal estadual agropecuária da Divisão de Defesa Sanitária Animal, Kathianne Kelly Chaves de Oliveira, e o gerente de Defesa Sanitária Animal, Rubens de Castro Rondon, da Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro), participam hoje, em (MT), do 4º Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal – Endesa 2015.

Realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o evento que reúne profissionais de todo canto do País, foi aberto na noite anterior com a 5ª Reunião Extraordinária da Cosalfa (Comissão Sul-Americana para a Luta contra a ), onde foram colocados em pauta a atuação epidemiológica da febre aftosa nos países sul americanos e pontuados os desafios para sua erradicação até 2020 nos 13 países que compõem a comissão.

Já na reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), na manhã desta terça-feira (19), o grupo discutiu com o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques, a importância de definir ações integradas para garantir a sanidade animal e o financiamento desse trabalho nos Estados.

Também entrou em debate a responsabilidade sobre a sanidade dos animais aquáticos que, com a extinção do Ministério da Pesca, passa novamente a ser de responsabilidade do MAPA.

Para Luciano, o trabalho na área de sanidade se realizado de forma coordenada e baseada na cooperação entre os vários elos da cadeia produtiva, entidades e governos, pode obter resultados muito mais eficazes. “Os encontros periódicos e a troca de experiências que acontecem durante os vários eventos são fundamentais para a melhoria da qualidade do serviço no Estado de origem. A sanidade exige vigilância permanente”, frisou.

Endesa

O Endesa 2015 tem como tema “Proteger os animais, preservar nosso futuro” e visa aprimorar ações de Defesa Sanitária Animal, por meio do intercâmbio entre o Serviço Veterinário Oficial, setor privado e meio acadêmico e científico. O encontro realiza um balanço das ações dos dois últimos anos e projeta ações para os próximos dois anos, destacando-se como um dos principais eventos técnico-científico na área da Defesa Sanitária Animal.

Cosalfa

Criada em 1972, a Cosalfa tem a finalidade de avaliar o progresso alcançado pelos programas nacionais de controle e erradicação da febre aftosa na América do Sul, e recomendar ações para esses programas, assegurando a integração regional de ações de intervenção. Os 13 países membros da Cosalfa são: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela e Uruguai.

 Fonesa

O Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária, é uma reunião permanente que congrega agências de defesa e inspeção de todo o Brasil e o Ministério da Agricultura e Pecuária.

 

 

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
prefeita loa 2025 procuradores procuradoria fundo

Servidores da assistência municipal recusam proposta apresentada por Prefeitura

Anvisa suspende a venda de quatro cosméticos que tem a palavra ‘Hemp’ no rótulo

gestão

Conferência Municipal de Políticas para Mulheres acontece nesta quinta-feira em Campo Grande

VÍDEO: Pessoas são arrastadas durante passagem de tufão na China

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Diretoria de Controle Externo do TCE-MS fez cobrança sobre divulgação de custos públicos (Divulgação)

Concurso do TCE-MS: definido membro para comissão de certame com salário de até R$ 41,8 mil

Últimas Notícias

Polícia

Padaria famosa no Taveirópolis é fechada pela Vigilância Sanitária e pega clientes de surpresa 

Estabelecimento foi lacrado na manhã desta terça-feira (22)

Cotidiano

Burro escapa de chácara e é capturado após caminhar 7 km em Campo Grande

Moradores acionaram a Polícia Militar e uma equipe da CCZ para resgatá-lo

MidiaMAIS

Natal antecipado? Decoração fora de época em shopping desperta curiosidade em campo-grandenses

Luzes e árvores natalinas em pleno mês de julho chamou a atenção de moradores da capital

Sem Categoria

Ministério da Saúde investiga dois casos suspeitos de sarampo no Tocantins

Governo vai realizar dia D de vacinação no estado para conter o avanço da doença