Os leilões acontecem sempre na última quinta-feira do mês 

Começou em janeiro o Circuito de Leilões Nelore de Qualidade de 2015 promovido pela Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore (Nelore MS). Os leilões que comercializarão cerca de 10 mil cabeças de nelore neste ano, acontecem sempre na última quinta-feira do mês e são realizado com a finalidade de dar respaldo e competitividade ao criador de Nelore de corte sul-mato-grossense.

Implantado em 2007, o Circuito busca reunir o melhor da de Mato Grosso do Sul oferecendo ao comprador animais comerciais de qualidade, vistoriados e certificados por membros do colegiado de jurados da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). “São lotes diferenciados e selecionados. Os criadores já esperam o para adquirir o produto”, afirma Carlos Freitas, assessor da Nelore MS e também responsável pela captação dos animais que vão a leilão.

O Circuito de leilões compõe o Ranking do Criador, uma premiação em que os produtores participam ofertando seus animais para leilão e passam a concorrer prêmios que vão desde troféus à doses de sêmen de touros melhoradores. “As premiações servem como incentivo para que o criador disponibilize seus melhores animais durante o leilão”, destaca Freitas. As pontuações no ranking são divididas nas categorias: bezerros e bezerras (6 a 12 meses), garrote (12 a 24 meses) e Novilha (12 a 24 meses).

Durante as 12 edições que acontecerão no ano de 2015, serão leiloados animais de cria, recria e engorda. Esses animais são captados de criadores de todo o Estado, não precisando o criador ser associado à Nelore MS. E, baseado em dados da própria instituição, a média dos lotes premiados em relação à leilões convencionais no mesmo período é de 20%.