A estiagem prolongada por que passa o país tem elevado o consumo de  

A estiagem prolongada por que passa o país tem elevado o consumo de gás natural voltado para o fornecimento de energia elétrica pelas usinas termelétricas. Dados divulgados hoje (7), pela  Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), indicam que o consumo de gás natural no país, em novembro, foi 80,3 milhões de metros cúbicos por dia, em média.

Essa demanda significa um aumento de 25,1% em relação a novembro do ano passado, impulsionado pelo setor elétrico, uma vez que a situação hidrológica desfavorável levou a uma necessidade crescente da ativação das usinas termelétricas, que desde o início do ano passado operam praticamente com sua capacidade plena. De janeiro a novembro o consumo de gás natural cresceu 15,3%.

Os dados da Abegás indicam que, em novembro, o consumo de gás natural cresceu 1,9% em relação a outubro. Dos 80,3 milhões de metros cúbicos diários (m³/dia) consumidos em média, 35,4 milhões foram destinados à geração termelétrica.

Maios centro produtor do país, a Região Sudeste teve em novembro uma demanda média diária de 52,2 milhões de m³/dia. O Nordeste, segundo maior centro , atingiu uma demanda de 15 milhões de m³/dia; o Sul, Norte e Centro-Oeste consumiram, respectivamente, 7 milhões de m³/dia, 3,6 milhões de m³/dia e 2,5 milhões de m³/dia.

Segundo as informações da Abegás, em novembro o gás natural chegou a mais de 400 municípios, por meio de 27,1 mil quilômetros de redes de distribuição, atendendo pelo menos 2,6 milhões de consumidores em todo o país.