Pular para o conteúdo
Economia

CNC prevê criação de 35,5 mil vagas de trabalho temporário no verão de 2015

A temporada do verão é responsável pela geração de 72% da oferta anual das vagas desse gênero
Arquivo -

A temporada do é responsável pela geração de 72% da oferta anual das vagas desse gênero

No verão de 2015 a expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e (CNC) é que sejam criados 35,5 mil postos de trabalho temporários no setor de turismo em todo o País. O número representa um aumento de 1,1% na comparação com o mesmo período do ano passado. A média salarial de admissão no setor também avançou 3,6% em relação a 2014 e deve chegar a R$ 1.150 no final do ciclo de contratações.

O segmento que mais deve abrir postos de trabalho é o de alimentação fora do lar, que inclui bares e restaurantes e é responsável por mais da metade (53,4%) das vagas geradas, o que equivale a 18,9 mil postos. Em seguida, vem o ramo de hospedagem (pousadas, hotéis e similares), com 30,7% do total de empregos no turismo no período, gerando 10,9 mil vagas. A temporada do verão é responsável pela geração de 72% da oferta anual de vagas temporárias no turismo brasileiro.
 
Na avaliação do economista da CNC Fabio Bentes, a desvalorização cambial diminuiu a procura por viagens internacionais, favorecendo o turismo interno, mas a desaceleração econômica também teve efeitos no setor. “O menor crescimento do emprego e da renda nos últimos 12 meses reduziu o ritmo de expansão real do setor de serviços turísticos, como os de alimentação e hospedagem. Ao final de 2014 esses segmentos apuravam um ganho de receita de 1,7%, contra os +2,1% verificados em 2013”, destaca Bentes.  

Perfil do trabalhador do turismo

O levantamento realizado pela Divisão Econômica da CNC traça um perfil da mão de obra no setor de turismo segundo faixa etária e grau de instrução, lista os profissionais mais demandados pelo setor e demonstra como está a ocupação no turismo segundo as regiões geográficas.

A pesquisa demonstra que o turismo tem uma porcentagem maior de trabalhadores com idade entre 18 e 24 anos (17,4%), em comparação com a média do mercado de trabalho (16,2%), e que os profissionais do setor têm se qualificado mais rapidamente que a média dos trabalhadores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

A pedido de Soraya Thronicke, CPI das Bets ouve Virginia Fonseca na terça-feira

Com drive-thru, dia ‘D’ de vacinação disponibiliza 15 mil doses contra Influenza na Capital

Prazo se aproxima, mas 342 mil ainda não declararam o Imposto de Renda em MS

Daniel transformou carro em motorhome para viajar de Bela Vista ao Alasca: “Sonho de criança”

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Café da manhã para mães incentiva doação de sangue no Hemosul da Capital

Últimas Notícias

Cotidiano

Na abertura da 59ª Expoagro, Riedel celebra retomada do agro com safra promissora

A 59ª edição da Expoagro foi oficialmente aberta neste sábado (10) em Dourados, com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB), que participou da cerimônia de abertura e discursou ao lado de lideranças políticas, empresariais e do setor agropecuário. O evento, um dos mais tradicionais do agronegócio em Mato Grosso do Sul, começou sob chuva, … Continued

Cotidiano

Meeting Paralímpico reúne mais de 170 atletas e estreia nova modalidade em Campo Grande

Durante o evento, o campeão paralímpico Yeltsin Jacques alcançou a melhor marca do ano nos 1500 metros

MidiaMAIS

Dourados vive noite nostálgica com show poético de Geraldo Espíndola e Marcio de Camillo

Apresentação teve acompanhamento de luxo da Orquestra de Câmara do Pantanal e também da Cia de Dança

MidiaMAIS

Dia das Mães: confira 5 receitas quentinhas para surpreender a família

O Midiamax separou cinco receitas deliciosas para curtir o Dia das Mães em família no clima frio do Mato Grosso do Sul; confira