Até o momento, cinco países suspenderam as importações de carne canadense

O ministro da Agricultura do Canadá, Gerry Ritz, projeta que as exportações de carne bovina do país não serão fortemente afetadas pela confirmação de um caso de EEB (encefalopatia espongiforme bovina), ou doença da vaca louca. Segundo ele, não há indicações de que o Japão ou os Estados Unidos, principais destinos da carne canadense, estejam considerando suspender as importações do país.

Até o momento, cinco países suspenderam as importações de carne canadense. Conforme estima Ritz, a interrupção das vendas para Coreia, Taiwan, Peru, Indonésia e Bielorrússia deve ter impacto pequeno, já que os países são responsáveis por entre 3% e 3,5% das exportações de bovinos do país. Ele afirmou ainda que está confiante de que as barreiras impostas ao país devem ser retiradas logo.

O ministro apontou que a indústria de frango da província de Colúmbia Britânica também foi afetada por problemas similares no final do ano passado, quando foram confirmados casos de gripe aviária, mas, segundo ele, as barreiras à importação de carne de frango já foram retiradas.