A qualidade da carteira de crédito atingiu o pior nível em seis anos

A Caixa Econômica Federal divulgou nesta quarta-feira (3) seu lucro líquido de janeiro a março de 2015, em 1,5 bilhão de reais, o que significa uma queda de 16,7% em relação aos três últimos meses anteriores (outubro/dezembro). Em relação ao mesmo período de 2014, o valor representa uma alta de 2,5 %.

Conforme a Agência de Notícias Reuter, além da estabilização do lucro, o crédito também desacelerou e a qualidade da carteira de crédito atingiu o pior nível em seis anos.

Porém, mesmo com a estabilização, a Caixa conseguiu obter lucros com as operações de crédito, que ao final de março, a carteira ampliada de empréstimos do banco controlado pela União somava 624,4 bilhões de reais, avanço de 20,1 % em um ano. O que equivale ao quase o dobro da média obtida pelos rivais Bradesco, Itaú Unibanco e Banco do Brasil no mesmo período.

A previsão de expansão da carteira para este ano também deve ser inferior aos anos anteriores, quando a Caixa conseguia crescer cerca de 40% ao ano. Para 2015 a expectativa inicial é de 14,5 a 18,5 %, mas o banco ainda deve anunciar em até 20 dias uma meta menor de crescimento dos empréstimos para este ano, levando em conta o cenário da economia, segundo o vice-presidente de Finanças da Caixa, Márcio Percival.