Pular para o conteúdo
Economia

Bernal deixa para ‘última hora’ e Câmara terá pouco tempo para votar IPTU

Previsão é que projeto chegue depois do dia 5 à Casa
Arquivo -

Previsão é que projeto chegue depois do dia 5 à Casa

O prefeito de , Alcides Bernal (PP), ainda não enviou projeto referente ao (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2016 para Câmara Municipal e os vereadores terão que correr contra o tempo para analisar o texto, colocá-lo em votação e, por fim, aprová-lo com ou sem reparos. Em 2014 o mesmo ocorreu. No dia 4 de novembro passado, o então chefe do Executivo, Gilmar Olarte (PP), mandou o secretário de Finanças da época, André Scaff, apresentar a medida aos legisladores pessoalmente e pedir votação em regime de urgência.

A Casa de Leis, então, teve que analisar tudo em três dias para que os boletos fossem impressos a tempo, já que o vencimento foi antecipado de fevereiro para janeiro, modelo que também deve ser usado este ano. Além disso, foram necessários 20 votos para pautá-lo de forma urgente. Em 2015, o atraso será ainda maior. Segundo o secretário de Planejamento, Finanças e Controle, Disney Fernandes, o projeto está finalizado, mas somente nesta quarta-feira (4) haverá reunião técnica para que Bernal dê aval e, posteriormente, o envie à Câmara.

“Então só teremos um posicionamento no dia 5 mesmo. Os estudos técnicos já estão feitos. Mas precisamos de um sinal dele (prefeito)”, disse o titular da Seplanfic. O recorrente atraso não é bem visto pelos legisladores, tendo em vista que falta pouco mais de mês para o recesso parlamentar e muitas decisões têm de ser tomadas ainda.

O vice-presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento do Legislativo, Eduardo Romero (Rede Sustentabilidade), exemplifica ilustrando que quanto mais tarde o IPTU chega à Casa, menos tempo há para análise mais profunda e até mesmo realização de audiência pública para consultar a população sobre o assunto.

“O maior problema é que a gente não sabe quanto vai ser o aumento da alíquota. Se demora para enviar à discussão, pode impossibilitar um pedido de vistas, audiência pública, a gente não consegue emitir o parecer com tranquilidade”, explicou. Isso porque antes de passar por votação o projeto precisa ser aprovado pela comissão de Finanças, bem como pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final). O último pedido de reajuste foi de 18%, mas os vereadores reduziram o número para 12,58%.

Romero observa, ainda, que pela situação financeira do Executivo o tema deveria ser elencado com maior prioridade. “Precisam regularizar as contas”, opinou. Disney já antecipou que a verba arrecadada com o imposto servirá para auxiliar o pagamento do 13°salário dos funcionários municipais. O pagamento deve permanecer antecipado para o dia 10 de janeiro de 2016 como neste ano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher passa por quatro cirurgias no dedo após fazer as unhas em salão de beleza

Prefeitura abre vagas para curso gratuito de corte e costura

lula rodolfo

MS entra em PL de securitização das dívidas de produtores rurais afetados por desastres climáticos

Mato Grosso do Sul segue em alerta por alta incidência de doenças respiratórias

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

De comunicação estratégica a marketing, Semu oferta curso gratuito de empreendedorismo feminino em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

Neymar comenta em publicação do Flamengo após vitória do Santos: ‘Muito respeito pelo Mengão’

Estrela do Santos marcou o gol da vitória contra o Flamengo

Le Blog Maria Antonia

Mais de 20 anos após ‘Rebelde’, Angelique Boyer e Estefanía Villarreal farão novela juntas

A novidade já está movimentando os fãs de 'Rebelde', principalmente os que torciam pela amizade das personagens no famoso 'Mía’s Club'

Mundo

Reino Unido assina tratado de defesa, comércio e migração com a Alemanha

Líderes dos países não afirmaram quais serão os impactos dessa união

Polícia

Réu que atirou e atropelou motoentregador é condenado a 4 anos no regime aberto

Crime de tentativa de homicídio foi desclassificado, e o réu foi condenado por disparo de arma de fogo em local habitado e porte ilegal de arma de fogo