Pular para o conteúdo
Economia

UFGD confirma primeira ocorrência de ferrugem asiática nesta safra de soja em MS

Entre as pragas e doenças que podem atingir as plantações de soja, uma das situações que mais preocupa produtores é a disseminação da ferrugem asiática. Essa é um dos males que mais causa prejuízo na produtividade das lavouras. Conforme explica o professor Bruno Cezar Alvaro Pontim, da UFGD, a ferrugem asiática da soja é causada […]
Arquivo -

Entre as pragas e doenças que podem atingir as plantações de soja, uma das situações que mais preocupa produtores é a disseminação da ferrugem asiática. Essa é um dos males que mais causa prejuízo na produtividade das lavouras.

Conforme explica o professor Bruno Cezar Alvaro Pontim, da UFGD, a ferrugem asiática da soja é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Na época de entressafra, o fungo sobrevive em plantas de soja que nascem por acaso ou em outros hospedeiros, pois é incapaz de se manter vivo na palhada.

Por isso, além de monitorar as lavouras de soja, é importante que haja uma atenção com relação a plantas que nascem em beira de estrada ou em meio a outros cultivos – chamadas também de plantas guaxas.

Há cerca de 10 dias, o formando do curso de Agronomia da UFGD e estagiário do Laboratório de Microbiologia Agrícola e Fitopatologia, Paulo Henrique do Nascimento, encontrou e coletou uma planta de soja em área urbana da cidade de para levar à Clínica de Doença de Plantas da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA/UFGD).

Após análise em microscópio estereoscópio e em microscópio ótico, foi confirmada a primeira ocorrência de ferrugem asiática na 2014/2015 no estado do Mato Grosso do Sul.

A ocorrência da doença em plantas voluntárias já foi registrada em safras anteriores. É um indicativo de que o fungo que causa a doença teve boas condições de sobrevivência, propiciadas por um inverno mais ameno. Os produtores e os técnicos deverão ficar atentos para a doença na safra 2014/2015. Ela é plenamente controlável com um bom acompanhamento das lavouras, sendo que os técnicos dispõem de ferramentas eficazes para seu controle.

O Laboratório de Microbiologia Agrícola e Fitopatologia da FCA, onde funciona a Clínica de Doenças de Plantas, está à disposição (067- 3410-2385) de produtores e técnicos para auxiliar na identificação e confirmação de ocorrência de doenças tanto da soja, quanto de outras culturas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MPMS abre inquérito após prefeitura de Jaraguari ignorar ofícios sobre danos ambientais

Câmara do Rio aprova projeto de lei que cria o ‘Dia da Cegonha Reborn’

Bataguassu licita obra de creche do Proinfância que poderá receber até 188 alunos por turno (FNDE, Divulgação)

Com licitação prevista para este mês, creche em Bataguassu custará até R$ 5,6 milhões

Dia das Mães: Busca por presentes de última hora movimenta o centro de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Família aposta em vendas de cestas artesanais para o Dia das Mães em Campo Grande

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Nicole Kidman exibeu novo visual com cabelo curtíssimo no Met Gala 2025

Nicole Kidman surpreendeu ao surgir com os cabelos curtíssimos no tapete vermelho do Met Gala 2025, realizado no início desta semana , no Metropolitan Museum of Art, em Nova York (EUA). Conhecida por seus icônicos cabelos loiros e longos, a atriz surgiu irreconhecível ao adotar um corte pixie – um corte curto na altura da … Continued

Brasil

Nenhum aposentado terá prejuízo, diz Lula sobre descontos indevidos

Ele afirmou que o governo não quer fazer “um show de pirotecnia” com o caso, mas “apurar com muita seriedade” para encontrar os culpados

Cotidiano

Presídios de MS reforçam segurança no Dia das Mães

Tradicionalmente há aumento na movimentação interna durante a data, disse Agepen-MS

Transparência

Caarapó chama OSCs interessadas em levar universitários até Dourados por R$ 965 mil

Prefeitura de Caarapó abriu chamamento público para firmar termo de colaboração com OSCs interessadas no transporte de universitários do município até Dourados