Pular para o conteúdo
Economia

Sem chuvas, safra de soja já registra quebra de 5% em MS

Já em período de colheita, a produção de soja sul-mato-grossense está sendo novamente prejudicada pelo clima. Com poucas chuvas no estado, a safra 2012/2013 já registra perdas de 300 mil toneladas do grão. A previsão inicial da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), no início do período de plantio ainda em 2012, era que MS colhesse […]
Arquivo -

Já em período de colheita, a produção de soja sul-mato-grossense está sendo novamente prejudicada pelo clima. Com poucas chuvas no estado, a 2012/2013 já registra perdas de 300 mil toneladas do grão.

A previsão inicial da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), no início do período de plantio ainda em 2012, era que MS colhesse aproximadamente seis milhões de toneladas de soja nesta safra. Porém, como o clima não está ajudando, a previsão hoje gira em torno de 5,7 milhões de toneladas, uma perda de 5%.

“No caso da soja, a produtividade é prejudicada pela falta de chuva, o que fez cair as previsões de colheita no estado”, comentou Leonardo Carloto, engenheiro agrônomo da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS).

Em safras anteriores, MS também sofreu com o clima, seja com a estiagem, como em 2011/2012, ou com as fortes geadas entre 2009 e 2011.

Ainda segundo Carloto, se confirmada, a nova previsão, de 5,7 milhões de toneladas, já representaria uma ótima colheita. “Mas vejo que é muito otimista”, lembrou.

No estado, a soja precoce já começou a ser colhida. No geral, aproximadamente 5,5% de toda a produção regional já está armazenada ou sendo negociada pelos produtores.

Além da estiagem, que está afetando a produção agrícola do estado, o receio é da geada que costuma assolar a região sul de MS, já em meados do ano. “Cidades como sempre sofrem com a geada, e perdem produtividade”, avaliou Carloto.

O preço, por outro lado, segue animando os produtores regionais. Hoje, a saca de 60 quilos de soja é cotada a R$ 54 na praça de , e deve permanecer em alta até a época de vendas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Quem é o prefeito suspeito de matar policial a tiros no Maranhão?

“Grupo está mais preocupado em defender seus interesses políticos”, diz Vander sobre suspensão de envio de carnes de MS aos EUA

Falta de medicamentos no SUS pode ser informada à ouvidoria da Prefeitura; saiba como

China e UE concordam em suspender totalmente restrições a intercâmbios bidirecionais

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

“Não é o momento de politizar a relação comercial”, diz Vaz sobre frigoríficos de MS romperem com Trump

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Procurando emprego? Suzano abre quatro vagas para atender operações em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

As inscrições devem ser feitas no site da empresa

Brasil

Acidente na BR-153 deixa cinco mortos

Entre as vítimas fatais estão universitários da UFPA que estavam a caminho do congresso da UNE

Cotidiano

Após repercussão, familiares de paciente internado em estado grave procuram Santa Casa

Homem estava internado desde o dia 22 de junho, em estado grave e sem identificação

Cotidiano

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato fala em normalização do mercado em poucos dias

O sindicato aponta esperança em estratégias comerciais e concorda com os produtores sobre um impacto limitado na taxação de Trump