Pular para o conteúdo
Economia

Embrapa apresenta cultivares de soja para safra 2013/2014 em MS

Em Mato Grosso do Sul, os produtores de soja já estão na expectativa da colheita da principal cultura de verão no Estado, mas já planejando a safra 2013/2014. É por esse motivo que, em meados de janeiro e início de fevereiro, são realizados Dias de Campo e Encontros Tecnológicos em diversas instituições, públicas e privadas, […]
Arquivo -

Em Mato Grosso do Sul, os produtores de soja já estão na expectativa da colheita da principal cultura de verão no Estado, mas já planejando a 2013/2014. É por esse motivo que, em meados de janeiro e início de fevereiro, são realizados Dias de Campo e Encontros Tecnológicos em diversas instituições, públicas e privadas, para demonstrar as variedades de soja para a próxima safra.

Neste ano, a primeira participação da Embrapa em eventos de demonstração de tecnologias está sendo no 15º Encontro Tecnológico Semen Barra, evento na Linha do Barreirão em , que acontece de 16 a 18 de janeiro. Ainda em janeiro, de 23 a 25, a Embrapa também estará no Showtec 2013, em Maracaju/MS.

Na Semen Barra, a Embrapa, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da equipe da Unidade de Pesquisa em Dourados, está demonstrando as características de cultivares da Embrapa desenvolvidas em parceria com a Fundação Meridional. São elas: BRS 239, BRS 282, BRS 284, BRS 317, BRS 359RR, com destaque para a soja transgênica BRS 360RR.

Cultivares de soja convencional

BRS 239 – possui tipo de crescimento determinado, maturação semiprecoce, resistente nematoides de galha. Excelente potencial de rendimento de grãos, com maiores produtividades.

BRS 282 – possui tipo de crescimento determinado, destaque para o excelente potencial produtivo também em áreas com presença de nematoide de galha.

BRS 284 – é precoce com tipo de crescimento indeterminado, e possui excelente potencial produtivo também em áreas com presença de nematoide de galha Meloidogyne javanica.

BRS 317 – possui tipo de crescimento determinado, excelente potencial produtivo, principalmente nas regiões abaixo de 700 m e também em áreas com presença do nemaoide de galha Meloidogyne incognita.

Cultivares de soja transgênica

BRS 359RR – possui crescimento indeterminado e alto potencial produtivo, também em áreas com altitudes acima de 600 metros. A semeadura antecipada, aliada à precocidade, favorece a melhor época da 2ª safra de milho. É resistente ao nematoide Rotylenchulus reniformis.

BRS 360RR – também é precoce, possui crescimento indeterminado e alto potencial produtivo, com melhor desempenho em áreas com altitudes menores que 600 metros. A semeadura antecipada, favorece a melhor época da 2ª safra de milho. É resistente ao nematoide Rotylenchulus reniformis.

Dias de Campo

Durante os meses de janeiro e fevereiro, a Embrapa Agropecuária Oeste estará presente em vários dias de campo, com datas sujeitas à alteração. Para mais informações, ligue na Transferência de Tecnologia da Unidade de Pesquisa: (67) 3416-6866. Confira as localidades:

1 – Dia de Campo de Laguna Carapã – 26 de janeiro, às 8 horas – parceria com a Coamo de Laguna. Haverá apresentação de cultivares de soja: BRS 232, BRS 284, BRS 317 e BRS 360RR;

2 – Dia de Campo Fazenda Azulão – Dourados – 29 de janeiro, às 15 horas – em parceria com a Técnica Rural – apresentação da cultivar de soja BRS 360 RR;

3 – Dia de Campo da Embrapa Agropecuária Oeste – 30 de janeiro, às 7h30, com apresentação de cultivares de soja da Embrapa e de temas relacionados à sucessão de soja-milho safrinha.

4 – Dia de Campo na Picadinha – 31 de janeiro, às 8 horas, parceria com a Coopasol e Fundação Meridional, apresentação das cultivares de soja: BRS 295RR, BRS 316 RR, BRS 359RR e BRS 360RR;

5 – Show da Soja Agrojangada Itaporã – 1º e 2 de fevereiro, local Agrojangada de Itaporã – parceria Agrojangada e Fundação Meridional – Apresentação da cultivar de soja BRS 360RR.

6 – Dia de Campo de – 2 de fevereiro, às 8 horas – parceria com a Coamo Amambai – apresentação das cultivares de soja: BRS 284, BRS 232, BRS 317 E BRS 360RR.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime