Pular para o conteúdo
Economia

Safra de grãos deve chegar a mais de 160 milhões de toneladas no país

A projeção otimista para o crescimento do milho primeira e segunda safra motivou a revisão para cima da safra de grãos 2011/2012 divulgada nesta quinta-feira (10), em Brasília. O levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que a safra de grãos deve chegar a 160,06 milhões de toneladas. Leia também: Safra e pecuária […]
Arquivo -
A projeção otimista para o crescimento do milho primeira e segunda motivou a revisão para cima da safra de grãos 2011/2012 divulgada nesta quinta-feira (10), em .
O levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que a safra de grãos deve chegar a 160,06 milhões de toneladas.
Apesar de o número ser considerado expressivo pela Conab e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é 1,7% inferior ao resultado obtido na safra 2010/2011, quando atingiu 162,80 milhões de toneladas.
“A safra passada foi uma supersafra, essa é muito expressiva. Se não tivéssemos a estiagem impactando nas lavouras do Sul, repetiríamos a safra de 2010/11”, salientou o secretário de Política Agrícola do Mapa, Caio Rocha.
A projeção de área plantada é de 52,06 milhões de hectares, 3,6% maior do que a cultivada na safra 2010/11, de 49,80 milhões de hectares. Isso representa um aumento de 1,81 milhões de hectares, de acordo com os dados do oitavo balanço da safra 2011/12.
As maiores reduções foram verificadas na soja, que apresentou queda de 8,64 milhões de toneladas, e no arroz, cuja retração foi de 1,81 milhão de toneladas.
O recuo se deve, principalmente, às condições climáticas não favoráveis, principalmente no período entre 15 de novembro/2011 e 15 de janeiro/2012, que afetaram mais as lavouras, sobretudo nos estados da região Sul, parte da Sudeste e no sudoeste de Mato Grosso do Sul.
Em compensação, para o milho segunda safra, a previsão indica crescimento de 40,5%, equivalente a 8,70 milhões de toneladas. Entre as principais culturas de verão, as de milho primeira e segunda safras apresentam crescimento, com destaque para o milho segunda safra, que cresceu 21,7% ou 1,280 milhão de hectares, e do milho primeira safra, com ganho de 4,6% ou seja, de mais 366 mil hectares.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Campo-grandense Judson garante vaga na convocação para a Liga das Nações Masculina 2025

Homem que tentou matar ex-companheira com 7 facadas na frente dos filhos é preso em MS

Fogo consome residência enquanto família dormia no interior de MS

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Em fase de produção, “Quatro Luas Pantaneiras” retrata vida de mulheres no Pantanal

Últimas Notícias

Política

Na CPI das Bets, Soraya acusa influenciador Rico de promover vício em jogos on-line

Soraya é relatora da CPI das Bets

Política

Arcebispo Dom Dimas convida legislativo para Jubileu das Autoridades Civis

Arcebispo Metropolitano de Campo Grande visitou a Alems (Assembleia Legilsativa de Mato Grosso do Sul) e a Câmara de Vereadores da Capital

Polícia

Corpo de homem encontrado em estação de esgoto no interior de MS é identificado

O corpo havia sido localizado no dia 22 de abril

Brasil

PF desarticula quadrilha especializada na produção de droga sintética

Organização operava sob proteção de facções criminosas